Estudante Vitor Luís, de 18 anos, único aprovado do Piauí no ITA 2024"Depois de ter conquistado ouro em uma olimpíada de física, ganhei uma bolsa de estudos para cursar o ensino médio nas turmas ITA e IME [Instituto Militar de Engenharia]", explicou o jovem.
Isso aconteceu em 2019, após ele terminar o ensino fundamental e perceber que sua afinidade com as disciplinas de física, matemática e português o tornava um ótimo candidato para o ITA.
Com a mudança, ele passou a estudar em um colégio com turmas de preparação específica para a carreira militar. As turmas militares possuem uma carga horária de aulas aumentadas em relação ao ensino médio regular e o foco são as disciplinas de matemática, química, física, português e inglês.
"O primeiro ano foi bem difícil devido à pandemia, iniciamos as aulas, mas logo depois tivemos que nos isolar. No segundo ano e no terceiro eu só estudava, tanto no colégio quanto em casa, com revisões", contou Vitor Luís.
Durante esse tempo, ele ficou sem redes sociais, mas acabou não sendo aprovado e voltou a estudar, dessa vez no preparatório. Dessa vez, o estudante resolveu apostar em outra estratégia.
"Flexibilizei mais os momentos de lazer com minha família e amigos e no final do ano veio a aprovação. Fiquei muito feliz", declarou o jovem.
