Casa João XXIII - Diocese de FlorianoA Diocese de Floriano divulgou, no último sábado (14), um comunicado estabelecendo orientações sobre o uso de inteligência artificial (IA) na produção de conteúdos de comunicação ligados à Igreja Católica. A determinação foi assinada pelo bispo diocesano, Dom Júlio César, e segue uma orientação que também vem sendo adotada por outras dioceses.
De acordo com o documento, fica proibido o uso de ferramentas de inteligência artificial para a criação de flyers, imagens e outros materiais de divulgação produzidos pela Pastoral da Comunicação (Pascom) e pelas equipes responsáveis pela comunicação das paróquias.
A medida abrange conteúdos utilizados na divulgação de missas, eventos paroquiais, celebrações, campanhas e demais iniciativas promovidas por paróquias, grupos pastorais e movimentos vinculados à Diocese de Floriano.
Além da criação de imagens, a orientação chama atenção para o uso de IA em alterações que possam modificar ou distorcer a aparência de pessoas. O documento proíbe intervenções realizadas por meio dessas ferramentas que alterem ou descaracterizem os rostos de bispos, padres, religiosos, religiosas e leigos.
A Diocese orienta que as equipes de comunicação observem as determinações na produção dos materiais institucionais, buscando preservar a autenticidade das imagens e a identidade das pessoas retratadas nas ações e atividades da Igreja.
A decisão ocorre em meio ao avanço das ferramentas de inteligência artificial, que passaram a ser utilizadas na produção de textos, imagens, vídeos e outros conteúdos digitais, ampliando também o debate sobre autenticidade, representação e responsabilidade na comunicação institucional.
Veja o comunicado

