Imagem: InternetClique para ampliarEstado do técnico do Vasco é estável.(Imagem:Internet)Estado do técnico do Vasco é estável.

A equipe médica que cuida do técnico Ricardo Gomes, divulgou na tarde desta segunda-feira (29), um novo boletim médico sobre o estado do ex-jogador. Ricardo de 46 anos, teve um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico nesse domingo e foi submetido a um eletroencefalograma, que apresentou alterações esperadas para o quadro do paciente. O técnico está com todas as funções orgânicas normais, mas está sedado e respirando com o auxílio de aparelhos.


- Estado grave, mas clinicamente estável. As funções orgânicas estão normais, e a situação neurológica também é estável. Neste estado de coma induzido ainda não é possível saber se terá sequelas ou não. Temos que esperar o tempo passar. Ele se manteve no quadro desde a cirurgia. Isso é um ganho. Não é esperado nestas primeiras 72h uma grande melhora. Não ter piorado já é uma grande vitória - disse Fernando Gjorup, diretor-médico do hospital.

O pós-cirúrgico está evoluindo bem de acordo com os médicos, e que não há a previsão de uma nova intervenção cirúrgica. Informaram que ainda é precoce dizer se Ricardo terá alguma sequela. A avalição só poderá ser feita na noite de quarta-feira, quando serão completadas 72 horas do procedimento cirúrgico.

Risco de morte

O doutor Gjoroup acrescentou que o mesmo foi operado em tempo reduzido e que aumenta as chances de não ter sequelas. O caso inspira muitos cuidados, mas evitou falar em chance de morte. Ninguém espera que aconteça o pior, embora seja um paciente que está sendo ventilado artificialmente, em coma induzido. Apesar de ser um estado grave, ninguém espera que ele piore.

O médico garantiu que o problema não tem nada a ver com o que ocorreu em fevereiro de 2010. Na época, o treinador teve um quadro de isquemia temporária que acabou regredindo.

- O que ele teve desta vez foi uma hemorragia. Um vaso se rompeu e formou um coágulo, são coisas completamente distintas. Não tem relação nenhuma - finalizou.