
A única regravação do disco é justamente a da música-título Abre alas, composição de 1974 que deu início à fundamental parceria de Ivan Lins com Vitor Martins. Já presente nos roteiros dos shows de Ferrugem há quase cinco anos, a música de Ivan e Vitor é a musa inspiradora do álbum gravado pelo pagodeiro carioca com produção musical de Lincoln de Lima.
Contudo, o restante do repertório de Abre alas se diferencia substancialmente da arquitetura da obra de Ivan Lins, compositor carioca cujo cancioneiro é um dos pilares da MPB dos anos 1970.
No álbum Abre alas, Ferrugem dá voz a músicas de compositores como André Renato, Claudemir, Lincoln de Lima, Lucas Morato, Prateado, Rodrigo Oliveira e Suel, entre outros nomes.