A eleição de 2010, além de ser uma das mais disputadas em todo Brasil, é também a que mais trouxe novidades. Entre tantas podemos destacar a obrigatoriedade da apresentação de um documento oficial com foto na hora do voto, a ampla fiscalização e rigor na propaganda eleitoral e o direito ao voto para os detentos provisórios.

A votação dos presos já era realizada em alguns estados brasileiros desde 2002. Nas eleições de 2008, 11 Estados asseguraram o voto e não foi registrado nenhum tipo de incidente.

Nas eleições de domingo, 03 de outubro, 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal (DF), vão permitir que presos provisórios e adolescentes em unidades de internação possam votar.

No Piauí, o Tribunal Regional Eleitoral - TRE montou um esquema de segurança para a votação dos presos nas penitenciárias e presídios do Estado. Um total de 2.700 era apto a votar, mas apenas 320 se cadastraram para a votação no domingo.

Sete seções eleitorais foram instaladas em Teresina, Picos, Floriano e Parnaíba para a votação dos detentos. Na Penitenciária Gonçalo de Castro, a Vereda Grande, de Floriano, 37 detentos estão cadastrados e aptos a votar.

A juíza eleitoral , Lucicleide Pereira Belo, da 61 zona, realizou o cadastro dos detentos e junto com a policia militar e o Grupo de Reações Táticas – GRT elaborou um plano de segurança para a eleição de 03 de outubro. O voto do preso é facultativo.

Segundo a Constituição Federal, o voto dos presos provisórios e adolescentes em unidades de internação é permitido. Só não tem direito a votar apenas quem tem condenação criminal julgada e ainda cumpre pena.