Os números confirmam o avanço da educação no estado. No Enem 2024, o Piauí se destacou nacionalmente em redação, liderando o ranking de notas acima de 950 entre todos os estados do país. O desempenho dos alunos da rede pública de ensino também cresceu em relação ao ano anterior, com o número de estudantes que ultrapassaram essa pontuação, saltando de 120 para 188.

O governador Rafael Fonteles ressaltou a importância do investimento em educação e do incentivo financeiro para o bom desempenho dos alunos. “Todo o investimento que fazemos na educação tem um propósito claro: gerar oportunidades para os jovens e suas famílias. Essa premiação simboliza esse compromisso, proporcionando um incentivo para que os estudantes ingressem no ensino superior e, consequentemente, cheguem ao mercado de trabalho mais preparados e qualificados”, afirmou.
Governador Rafael FontelesCriada em 2024, a iniciativa de premiar estudantes com valores em dinheiro reforça o compromisso do Governo do Piauí com a valorização do desempenho acadêmico e o incentivo à educação de qualidade. “É uma celebração ao talento, ao esforço e à dedicação dos nossos alunos, além de ser um reflexo da revolução que estamos promovendo na educação pública do Piauí, com projetos inovadores e inéditos”, ressaltou o secretário de Educação, Washington Bandeira.
Entre os premiados, a estudante Arlete da Costa, do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Antônio Rodrigues Filho, em Acauã, comemorou a aprovação no curso de Matemática e reafirmou o sonho de se tornar professora. “Sempre foi meu sonho ser professora. Meu objetivo é melhorar, preciso sempre estar no topo para alcançar meus objetivos”, declarou.
Washington Bandeira, secretário da Educação.Já Pedro Vítor Siqueira, do Ceti Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, aprovado em Medicina na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), celebrou a conquista. “É muito gratificante, depois de tanto tempo se preparando, perceber que os momentos difíceis foram passageiros. Além de realizar meu sonho, ser homenageado neste momento é ainda mais especial”, afirmou.
Durante a solenidade, também foi lançado o Programa Pré-Enem + Pré-Saeb 2025, iniciativa da Seduc que reforça a preparação dos estudantes para o Enem, outros vestibulares e a avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
