Muitos idosos que recebem benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) estão se tornando alvos fáceis de estelionatários por meio do golpe do empréstimo consignado. As vítimas podem pedir o bloqueio do financiamento e a novidade é que a Previdência Social tem um prazo definido para investigar o caso.

A aposentada Antônia Maria da Conceição revela que há cinco meses estava pagando um empréstimo que não fez.

“Eu nem sabia porque minha aposentadoria estava vindo tão pouca, agora trouxe toda a documentação para cancelar e denunciei o caso para que a polícia descubra quem fez isso”, disse Antônia.

Imagem: FlorianoNewsRotariana Dilcéia Lira.(Imagem:FlorianoNews)Dilcéia Lira.

Segundo Dilceia Lira, assistente social do INSS em Floriano, Sul do Piauí, a situação acontece diariamente no órgão.

“Diariamente os idosos procuram o órgão para reclamar desses empréstimos. Quando declaram que a cobrança é irregular, nós abrimos um procedimento e é suspenso o valor cobrado, até que a investigação, que deve acontecer dentro de 30 dias, seja concluída e revela se a pessoa fez ou não o empréstimo”, informou Dilceia.

Para não passar pelo problema, o aposentado Pedro Aldomiro de Almeida foi até a agência do INSS e pediu o bloqueio do benefício de empréstimo.

“Assim eu não posso e ninguém também vai poder fazer empréstimo com meu nome”,
disse Aldomiro.