Segundo os professores, a proposta do Governo do Estado prejudica a categoria.
A greve foi deflagrada no município de Barão de Grajaú nesta quinta-feira (02), uma vez que os professores esperam ainda a posição do Governo estadual para saber como ficará a situação do plano de cargos e salários dos educadores.

Os professores da rede estadual de ensino fizeram um ato público pelas principais ruas do município maranhense. A SINPROESEMMA acredita que com a greve a classe conseguirá retomar a negociação dos professores com o Governo do Maranhão.
O principal ponto de pauta da greve dos trabalhadores em educação é o Estatuto do Educador e a tabela salarial dos profissionais, além de melhorias no sistema educacional. Os profissionais da educação lutam contra a exclusão de conquistas já obtidas por eles.

De acordo com o Sindicato, a categoria espera há vários anos a aprovação do estatuto, que estabelece, no estado, as regras da carreira dos profissionais de educação.
Ainda segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas do Estado do Maranhão, a adesão a paralização em Barão de Grajaú é de 100%. Em todo o Estado cerca de 80 municípios já aderiram à greve.

