
A coluna conversou com dois petistas com cadeira no diretório estadual do PT e confirmou que haverá ainda um entendimento para efetivar Hélio ou substitui-lo. "Nesse caso a uma outra eleição ou entendimento para a tendência que ganhou assumir a presidência, porque no PT o presidente é eleito em separado da chapa", disse fonte no PT. Ou seja, o vice só é indicado depois, sendo os votos no presidente e na chapa de cada instância (municipal, estadual e nacional). "Se o diretório não oficializar o Hélio, no encontro mesmo se escolhe outro nome", informou petista com assento no diretório.
Recentemente o prefeito de Hugo Napoleão fez elogios ao senador Ciro Nogueira (Progressistas) com quem Assis tinha tido desentendimentos políticos considerando o afastamento entre os dois partidos. Cabe agora ao PT, após o momento de choque com a morte de Assis, definir como a sigla irá marchar nas eleições municipais deste ano. Firme na direção do partido, Assis Carvalho era conhecido por colocar o PT e as bandeiras ideológicas da sigla sempre em primeiro lugar, fazendo frente até mesmo ao governador Wellington Dias internamente - mas nunca em público.
Não há uma liderança natural que possa substituir Assis nesse momento e o entendimento sobre o novo presidente da legenda deve ser construído coletivamente, tendo o próprio governador nesse momento de fragilidade entre os membros do PT, uma preponderância maior na decisão.