Confira os números:
Assaltos no Piauí - meses e número de roubos
- Janeiro 1.644
- Fevereiro 1.646
- Março 1.908
- Fonte: SSP-PI
- Janeiro 1.330
- Fevereiro 1.354
- Março 1.567
Em abril, foram 1.694 roubos no estado, sendo que destes, 1.372 ocorreram em Teresina.
Assalto em loja na Nova Ceasa, em março de 2022.Reforço do policiamento
Jacks Galvão informou que, nos últimos meses, a PM-PI sofreu mudanças como, por exemplo, alterações dos comandos dos batalhões. De acordo com o diretor de inteligência, a corporação está investindo em capacitação dos policiais e em outras modalidades de policiamento como o ciclístico e o motociclístico.
"Estamos recebendo 21 policiais da Força Nacional que tem passado mais treinamento para nossa tropa. Estamos investindo em equipamentos como esse policiamento ciclístico, que a gente acredita que vai aproximar ainda mais a polícia da população nesses parques, nesses locais que há grandes caminhadas. Estamos adquirindo 340 motos que vai combater esses crimes praticados por motoqueiros, que eles utilizam até disfarces como entregadores e acaba dificultando a nossa ação. Acreditamos que essa resposta dada por motos poderá ser mais eficaz nesse momento”, declarou o tenente-coronel.
Efetivo
Está sendo realizado mais um concurso da PM-PI com 1.000 vagas e salários de R$ 3.470. Os candidatos aprovados na prova objetiva farão, em breve, o exame de aptidão física. Segundo o tenente-coronel Galvão, os aprovados neste certame estarão nas ruas ainda neste ano, garantindo o reforço do efetivo da corporação.
“Estamos finalizando [o concurso] e acreditamos que, no início do segundo semestre, esses policiais já estarão em salas de aula. Nós iremos priorizar aquelas aulas que eles possam dar uma resposta para gente e acreditamos que, ainda neste ano, esses mil policiais estarão trabalhando com essa tropa guerreira. É um grande investimento em policial”, afirmou o diretor.
Viatura da Polícia Militar do Piauí.