A intensidade dos trabalhos desempenhados pelos profissionais da Segurança Pública no dia-a-dia ocasiona, muitas vezes, uma sobrecarga de estresse e pouca qualidade de vida. Por isso, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) pensou na realização de um trabalho específico em saúde mental para os profissionais que, devido às especificidades do trabalho, sofrem uma grande sobrecarga física e emocional.

Para desenvolver tal projeto, a Senasp, por meio do Ministério da Justiça e do Fundo Nacional de Segurança Pública, disponibilizou recursos na ordem de aproximadamente R$ 1 milhão, por meio de convênio federal, às secretarias de Justiça e Segurança Pública de dez estados da federação (Amazonas, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, Roraima, Rondônia e Paraíba), para investimento na qualidade de vida, identificação dos principais sintomas e causas do estresse dos profissionais de segurança pública.

No Piauí o Programa de Prevenção e Gerenciamento do Estresse para Profissionais de Segurança Pública já esta sendo realizado nas principais cidades .

O programa será coordenado pela Gerência de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, sendo destinado a todos os profissionais da segurança pública, entre policiais militares, civis, bombeiros militares e técnicos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Imagem: Repórter AmarelinhoClique para ampliarTreinamento anti-estresse(Imagem:Repórter Amarelinho)Treinamento anti-estresse
Em Floriano o programa foi lançado ontem, 17, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio. Policiais militares, civis, bombeiros e outros profissionais de segurançã pública estiveram presente.

Durante o lançamento, as Psicologas Juliane Alencar (Academia de Policia do Piauí) e Lorena Baltazar (Programa Qualivida), conversam com os policiais, explicaram como deverá funcionar o programa e mostraram videos com histórias de pessoas que sofrem com estresse do trabalho.

O programa se divide em módulos como palestra vivencial informativa, avaliação do estresse e da qualidade de vida e fontes de estresse ocupacional nas instituições da segurança pública, fóruns, treinamento, campanhas educativas, workshops, campanha de apresentação de resultados.

O objetivo do programa é promover ações antiestresse, e proporcionar aos profissionais meios de diminuir e identificar as fontes estressoras, por meio de programas e intervenções de prevenção, controle e gerenciamento do estresse.

O Centro Psicológico de Controle do Estresse criou, validou e padronizou um teste brasileiro de estresse, com um inventário de sintomas da doença em adultos, que permite o diagnóstico preciso de presença e aponta a maior vulnerabilidade da pessoa frente ao estresse.

O estresse é apontado como a doença do século XXI, e atinge cerca de 80% da população economicamente ativa do Brasil. É um mal que afeta todas as pessoas em diversas profissões do mundo. Segundo pesquisas os profissionais de segurança pública só perdem mo elevando grau de estresse para os mineradores.