Realizado no auditório da Associação Comercial de Floriano, o evento reuniu membros da militância petista local, lideranças de partidos aliados, empresários, sindicalistas e estudantes. O encontro contou ainda com a participação do presidente do diretório estadual do PT, deputado Assis Carvalho, secretário estadual de Governo, Merlong Solano, e do prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues (PT).

A implantação de comitês estaduais e municipais está acontecendo no Brasil inteiro, como uma das várias ações propostas pelo PT Nacional, que antecedem o dia 24 de janeiro, data do julgamento do ex-presidente Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.
Durante o evento, o secretário Merlong Solano esclareceu que o comitê não é somente em defesa do ex-presidente Lula, mas da própria democracia, ameaçada pelos desmandos do atual governo e pela postura partidária do Juiz Sergio Moro.
Além de Floriano, o mesmo movimento foi realizado em 18 territórios do estado do Piauí, entre os dias 12 e 13 de janeiro.

