A ação contará com exposições sobre a história do tabagismo no Brasil. Uma equipe formada por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e médicos estará aferindo a pressão, medindo a glicemia e o índice de massa corpórea (IMC), além de dar orientações nutricionais e de atividades físicas e realizar palestras educativas. A equipe também estará disponível para sanar as dúvidas da população.

Alunos da Liga Acadêmica de Cardiologia (Lacor) da Universidade Federal do Piauí farão uma demonstração com o pulmão de um tabagista, mostrando os danos causados ao corpo humano pelas substâncias e fumaça do cigarro.
As ações de controle ao tabagismo visam: manter os jovens longe do uso do tabaco pela preocupação em manter a boa saúde e por favorecer a sociabilidade, incentivar a que as pessoas parem de fumar, aliada à práticas de atividades físicas. Além disso, promover ambientes livres de fumaça do tabaco e disseminar a ideia de incoerência do uso de tabaco em locais utilizados para prática de esportes, assim como fortalecer a implementação da Lei 12.546/11.