O concurso é voltado aos alunos devidamente matriculados em escolas da Rede Estadual de Ensino, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3º série do ensino médio (de qualquer modalidade), que queiram mostrar seus talentos na música, dança, pintura, poesia e desfile para escolha do Garoto e Garota Estudantil Remoto 2020.

As inscrições, assim como todo o processo, serão feitas de forma on-line para garantir a segurança de todos em meio à pandemia do coronavírus. O lançamento oficial acontece na próxima quarta, 28, e poderá ser acompanhado no Canal Educação, pelo YouTube, e pelo canal 2.1, na TV aberta.
Já o período de inscrições on-line será de 28 de outubro a 6 de novembro. Os interessados deverão preencher a ficha completa com seus dados e enviar seus materiais (vídeos) para as escolas. Os três primeiros colocados, em cada modalidade, receberão prêmios em dinheiro que variam de R$ 500,00 a R$ 2.000,00. A divulgação do resultado tem previsão de ocorrer já no dia 25 de novembro e a entrega dos prêmios ocorrerá no dia 4 de dezembro com uma grande live por meio do Canal Educação.