Sem chuvas, Chesf pede redução da vazão na barragem de Boa Esperança
23/12/2015 às 10:57 Atualizado em 23/12/2015 às 18:21 2 min de leitura

O gerente regional de operação da Chesf no Piauí, José Avelar Furtado, esclareceu que no momento o volume útil da barragem é de 8,61%, dentro do esperado, mas que a falta de chuvas pode comprometer o funcionamento da usina sem a contenção de água no reservatório.
"Esse percentual está dentro do esperado para esse período, porque estamos no final do período seco na região. Contudo, o período chuvoso já deveria ter começado no final de novembro e até o momento não houve chuvas", disse.
Segundo ele, a solicitação já foi feita junto à Agência Nacional de Águas (ANA), ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A resposta deverá ser dada no início de janeiro de 2016.
"Estamos com um cenário positivo, apesar disso. Isso porque a previsão para os próximos dias é de chuvas na nascente do Parnaíba. Então com esse cenário, a situação deve se aliviar", declarou.
Hoje, a barragem opera com vazão média de 208 m³/s (metros cúbicos por segundo), chegando a 246 m³/s. Com a redução, a vazão seria de 150 m³/s. A barragem integra a usina hidrelétrica de Boa Esperança é responsável pela geração de energia de todo o estado do Piauí.
Fonte: Cidadeverde.com
O que você achou desta matéria?
Seja o primeiro a avaliar
Comentários (0)
- Seja o primeiro a comentar.
