Prazo para retirada de tÃtulo vai até o mês de maio
05/02/2014 18h41Para votar nas eleições 2014, que acontecem em outubro, o eleitor tem até o mês de maio para estar em dia com as obrigações. Este é o prazo para quem pretende tirar o título ou pedir a transferência para outro colégio eleitoral.
De acordo com o Chefe de Cartório da 21ª Zona Eleitoral de Barão de Grajaú, Rafael Vitor, conforme o padrão da Justiça Eleitoral, o prazo fechamento dos cadastros para retirada, revisão e transferência do título de eleitor finaliza 151 dias antes das eleições. Já a segunda via do título, seguindo o padrão usado nas eleições, poderá ser requerida até 10 dias antes do processo eleitoral.
Imagem: FlorianoNewsRafael Vitor.
O título de eleitor é gratuito e a emissão é feita na hora. Basta levar até um cartório eleitoral um comprovante de residência e cópia de documento oficial com foto.
O documento que comprova que o cidadão faz parte do Cadastro Nacional de Eleitores, tornando-o apto a votar nas eleições. Tirar o título de eleitor e votar é obrigatório para os brasileiros maiores de 18 e menores de 70 anos de idade.
Os eleitores que não votaram e não justificaram nas últimas três eleições devem regularizar a própria situação para não ter o título cancelado, ficando proibido, por exemplo, de obter passaporte e renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais. Caso seja funcionário público, fica sem receber salário até a regularização da situação.
O Fórum de Barão de Grajaú fica situado à Avenida Mário Bezerra, no Centro, e funciona das 08h00 às 14h00, com atendimento ao público, realizando acompanhamento processual, demandas das eleições, atividades para o próximo pleito como realocação de seções, criação de novas seções, entre outros serviços.
Confira as últimas notícias sobre Barão De Grajaú: florianonews.com/barao-de-grajau
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews