Professores da rede estadual de ensino de Barão de Grajaú continuam em greve

10/05/2013 10h41

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A greve dos professores da rede estadual de ensino de Barão de Grajaú-Ma continua por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em uma assembleia realizada pela categoria na tarde da última quinta-feira (09).

De acordo com os professores, a Governadora do estado do Maranhão, Roseana Sarney, ofereceu um aumento de 7.9% para os professores que estão iniciando a carreira. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) quer que este aumento seja estendido a toda a classe. Entretanto, para professores do 2º nível a Governadora ofereceu o aumento de apenas 4%, valor não aceito pelos profissionais da educação.

Além dessa questão está sendo reclamada também a alteração no estatuto da categoria, o que veio a banir alguns diretos básicos conquistados pelos professores da rede estadual de ensino do Maranhão.

Imagem: FlorianoNewsProfessores da rede estadual de ensino de Barão de Grajaú continuam em greve.(Imagem:FlorianoNews)

O movimento grevista dos professores foi deflagrado em Barão de Grajaú na última quinta-feira (02). O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão luta contra a decisão do Governo do Estado de alterar o texto consensual do Projeto de Lei do novo Estatuto do Magistério.

Imagem: FlorianoNewsProfessores da rede estadual de ensino de Barão de Grajaú continuam em greve.(Imagem:FlorianoNews)

O principal ponto de pauta da greve dos professores é o Estatuto do Educador e a tabela salarial dos profissionais, além de melhorias no sistema educacional. De acordo com o Sindicato, a categoria espera há vários anos a aprovação do estatuto, que estabelece, no estado, as regras da carreira dos profissionais de educação.

Imagem: FlorianoNewsProfessores da rede estadual de ensino de Barão de Grajaú continuam em greve.(Imagem:FlorianoNews)

Na próxima segunda-feira (13), às 16h00, haverá uma nova manifestação na Unidade Escolar Aristides Lobão, para exigir os direitos dos professores e reforçar a cobrança pela aprovação do Estatuto do Educador, da proposta negociada entre o SINPROESEMMA e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que assegura direitos aos trabalhadores.

Veja mais notícias sobre Barão De Grajaú, clique em florianonews.com/barao-de-grajau