Realizada morte do Boi Novilho de Santo Antônio em Barão de Grajaú
21/10/2013 10h01Por ser uma tradição que acompanha várias gerações, o Bumba meu Boi, é uma dança folclórica que encanta pelas suas cores e pela batida dos tambores. Com diversas cores, o grupo Bumba Meu Boi Novilho de Santo Antônio levou 55 integrantes para a Praça Santo Antônio na noite do último domingo (20), para encenar a morte do Boi.
Imagem: FlorianoNews
O evento cultural reuniu muitas pessoas, que prestigiaram a forte expressão da cultura popular, já que é uma das festas mais bonitas que acontece na cidade e região, e que leva uma multidão para as ruas.
O grupo surgiu em 2010, e é organizado pelo Pe. Luis Carlos, com o apoio da Paróquia de Santo Antônio e grupo Artifolclor. A cada ano o grupo cresce mais e mais, sem falar que por onde passa arrasa com suas belíssimas apresentações.
Imagem: FlorianoNews
A apresentação, que mistura teatro e dança envolve a história de fazendeiro que possui um boi muito bonito e sabe dançar. A mulher do vaqueiro, que trabalha na fazenda, está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O vaqueiro rouba o boi para satisfazer o desejo da mulher. O fazendeiro, que é muito apegado ao boi, manda outros vaqueiros e os índios procurarem o boi. Quando o encontram, ele está doente, e os pajés são chamados para curá-lo. Depois que o boi é curado, o fazendeiro descobre o motivo do roubo, perdoa o vaqueiro e sua mulher e realiza uma grande festa.
Toda a história é dividida em três grandes festas: a Festa do Renascimento do Boi, Festa do Batizado do Boi, realizada junto com a Festa Junina, e por fim a Festa de Morte do Boi, que representa a dor da separação e a promessa de um recomeço no próximo ano.
Imagem: FlorianoNewsPe. Luis Carlos
De acordo com o Pe. Luis Carlos, o Boi Novilho de Santo Antônio realiza mais 60 apresentações, sendo nas cidades do estado do Maranhão e Piauí.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews