Realizado I Campeonato Baronense de Lançamento de Foguetes em Barão de Grajaú
31/10/2013 13h24Aconteceu no final da tarde da última quarta-feira (30), o I Campeonato Baronense de Lançamento de Foguetes no Estádio Municipal Gregorão, em Barão de Grajaú. A iniciativa foi do Centro de Ensino Ney Braga, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Agência Espacial Brasileira e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
O evento foi voltado para estudantes dos ensinos fundamental e médio, tendo como objetivo avaliar a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com o diretor da escola, professor Antônio José Barbosa, o projeto teve a coordenação do professor Flaviano Moura Monteiro em parceria com a Agência Espacial Brasileira, com a finalidade de despertar o interesse e a consciência crítica do aluno do ensino fundamental e médio pelo espaço.
Participaram do evento o Prefeito Gleydson Resende, Secretário municipais, alunos e professores das instituições de ensino Aristides Lobão e Domingos Machado, que num clima de brincadeira e diversão, aliaram ciência e tecnologia.
Imagem: FlorianoNews
Na ocasião, foram lançados os foguetes que os alunos das três instituições de ensino produziram com garrafas pet, e que a partir de uma reação química, os objetos foram arremessados de uma plataforma construída com PVC.
Imagem: FlorianoNews
Ainda de acordo com o professor Antônio José, os alunos estavam devidamente orientados, já que o coordenador do I CAMBALAF, professor Flaviano, fez uma capacitação durante uma semana na cidade de Alcântara, uma vez que o Estado do Maranhão é uma referência nacional em lançamento de foguetes.
“É grandioso, fico muito feliz nessa magnitude que tem apoio da Agência Espacial Brasileira, e a partir desta data o Centro de Ensino Ney Braga não será mais o mesmo”, disse o diretor Antônio José.
Segundo o coordenador do projeto, Flaviano Moura, a ideia surgiu a partir de uma viagem que o mesmo fez a Alcântara, no Maranhão, quando foi representante regional em num curso de aperfeiçoamento, onde participou de várias oficinas, dentre elas, a de construção de foguetes.
“Ao chegar ao Ney Braga tive a ideia de organizar em nível de cidade o primeiro campeonato baronense, com o objetivo de integrar os alunos de diversas escolas. O campeonato foi feito em várias etapas, que incluiu oficinas nas três escolas e eliminatórias”, disse o professor.
Imagem: FlorianoNews
Na oportunidade, o Prefeito baronense, Gleydson Resende, que esteve prestigiando o evento parabenizou a organização do o I Campeonato Baronense de Lançamento de Foguetes.
“Está de parabéns o professor Flaviano por essa iniciativa, mais um movimento diferente em nossa cidade, uma renovação para os nossos alunos e para o povo de Barão de Grajaú. Nada mais justo que nós como prefeito apoiarmos esse movimento que envolve querendo ou não a educação da nossa cidade, envolvendo física, química, e o professor Flaviano está de parabéns por essa iniciativa. Tenho certeza que esse evento soma para a imagem do nosso município”, enfatizou Gleydson Resende.
Ao final do I CAMBALAF as equipes que apresentaram as melhores invenções foram premiadas com medalhas e troféus.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews