Romeiros baronenses viajam com destino ao Canindé
30/09/2013 10h00Tradicionalmente nesta época do ano, diversas pessoas que são devotas de São Francisco das Chagas e do Padre Cícero Romão, viajam com destino às cidades de Canindé e Juazeiro, no estado do Ceará, onde acontece a segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco.
Na manhã do último domingo (29), romeiros do município de Barão de Grajaú, viajaram em destino a Canindé, percorrendo em torno de 400 km para pagar suas promessas, demonstrando sua fé e seus agradecimentos por meio de uma expressão típica da cultura religiosa nordestina.
Imagem: FlorianoNews
A romaria dura cerca de quatro a sete dias, incluindo ida e volta. Os devotos seguem, em sua maioria, para pagar as promessas, como usar somente a cor marrom (ou outra) por um longo período, praticar ou não certos atos, conservar cabelo grande, entre outras.
A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo. Canindé é considerado o maior santuário franciscano no continente americano.
Muitas celebrações a São Francisco acontecem no anfiteatro da Praça do Romeiro, que conta ainda com museu, zoológico e parque ecológico. O visitante vai encontrar ainda artesanato baseado em artigos religiosos como terços, fitinhas, velas, medalhas e imagens.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews