Acidente com helicóptero do Exército deixa um ferido em Nova Friburgo
20/01/2011 16h20Fonte VejaOnline
Um acidente com um helicóptero do Exército, modelo Esquilo, que fazia distribuição de alimentos e remédios no Campo do Coelho - área agrícola de Nova Friburgo, próxima à estrada que liga a cidade a Teresópolis - provocou a queda da aeronave pouco depois do meio-dia desta quinta-feira. Cinco tripulantes estavam a bordo, três deles militares e dois integrantes da Cruz Vermelha. Um deles sofreu escoriações e foi atendido no hospital de campanha do Corpo de Bombeiros, na Praça da Matriz, centro de Friburgo.O Comando Militar do Leste informou que o acidente ocorreu devido aos fortes ventos no momento da decolagem. Uma fonte ligada às operações aéreas na região serrana explicou ao site de VEJA que a frente do helicóptero se elevou demais e fez com que o rotor de cauda tocasse o solo. Em seguida, com o rotor danificado, a aeronave tombou.
O Exército informou que estavam a bordo o capitão Eduardo Leopoldo Vieira, o tenente Ricardo Jacinto dos Santos Filho e o sargento Igor Mateus de Freitas Lima. O piloto, cujo nome não foi divulgado oficialmente, seria o capitão Vieira, que foi habilitado a comandar esse tipo de aeronave no ano passado. Apesar da formação recente, ele é considerado experiente e acumula mais de mil horas de voo. Os outros dois ocupantes do helicóptero eram o presidente da Cruz Vermelha de Teresópolis, Herculano Abraão, e o ouvidor da prefeitura de Teresópolis, Ricardo Raposo.
Imagem: Marcelo Piu / Agência O GloboExército afirma que helicóptero militar caiu em Friburgo
O integrante da Cruz Vermelha ferido foi levado para o centro de Friburgo em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), com um colar cervical. Um dos militares está sendo levado para o Hospital Central do Exército (HCE) em Benfica, zona Norte do Rio.
O modelo Esquilo é o mesmo empregado pelas polícias do Rio e de São Paulo, além de ser usado por companhias de táxi aéreo. A aeronave custa cerca de 2 milhões de reais, mas, com os equipamentos de navegação instalados pelo Exército, este valor pode até dobrar.
Imagem: Marcelo Piu / Agência O GloboSegundo Exército, não houve mortos
Confira as últimas notícias sobre Brasil: florianonews.com/brasil
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews