Carnaval fora de época: veja as festas que foram adiadas para Tiradentes no Nordeste
21/04/2022 11h16Fonte Portal ClubeNews
Imagem: Governo de PernambucoCarnaval em Olinda, Pernambuco.
A data própria do Carnaval já passou, mas a vontade da população de festejar não. Em 2022 alguns estados já deixaram a folia “de lado”, enquanto outros têm datas marcadas para os eventos que foram adiados. O portal ClubeNews preparou um balanço geral de cidades do Nordeste que terão festa neste feriado de Tiradentes.
Atualmente a Covid-19 está perdendo força rapidamente e a flexibilização das medidas restritivas chega aos poucos, variando de estado para estado. Com isso, os brasileiros não querem perder a chance de ainda comemorar a maior festa popular do país, como aconteceu em 2021.
PIAUÍ
O governo do estado decretou ponto facultativo para o Carnaval neste ano, mas as festividades públicas ou privadas foram proibidas. Em Teresina, a decisão de suspender o Corso e Carnaval 2022 foi anunciada ainda em janeiro. As medidas de uso de máscara e limite de pessoas por espaço já foram flexibilizadas, mas não há anúncios de eventos carnavalescos na capital.
No final de março, a capital avançou na flexibilização das medidas sanitárias restritivas, quando o uso de máscaras deixou de ser obrigatório em ambientes fechados. Entretanto não há eventos como o Carnaval. Apresentações e shows de artistas nacionais estão na programação dos piauienses para os próximos meses, como o cantor Silva (28/05) e a festa Love Again (25/06).
Imagem: Arquivo/ClubeNewsCorso de Teresina
BAHIA
Na Bahia, o ponto facultativo do feriado não foi decretado. O governador Rui Costa afirmou que o evento “de grande participação” não seria realizado em 2022. Na capital, Salvador, o feriado também foi cancelado devido à Covid. Além disso, uma operação de fiscalização foi montada para vigiar trechos da Barra/Ondina e Campo Grande/Praça da Sé, com equipes permanentes no trabalho de orientar os cidadãos e evitar aglomerações.
O governo do estado autorizou a realização de eventos sem limite de público no dia 19/03. Desde então festas de grande portes foram planejadas para abril em locais com amplo espaço, como a Arena Fonte Nova e o Wet"n Wild, em Salvador.
O produtor de eventos Bruno Bóscolo, que está à frente do Bloco do Silva, evento que chegou a ser cancelado por conta da pandemia realizou passagem do bloco no dia 10 de abril na Arena Fonte Nova. Ele também prepara um evento focado em cervejas artesanais para o dia 24 de abril. A previsão é receber até quatro mil pessoas na festa.
No feriado de Tiradentes, que este ano será nesta quinta-feira (21/04), será possível aproveitar três dias de festas no Wet"n Wild, na Avenida Paralela, ao lado de artistas como Carlinhos Brown, Saulo, Timbalada e Banda Eva. O evento leva o nome de CarnaSal e ocorre de 21 a 23 de abril com ingressos vendidos no Bora Tickets.
Imagem: Rogério VitalCarlinhos Brown é uma das atrações do CarnaSal.
ALAGOAS
Em Alagoas, foi mantido o ponto facultativo do Carnaval nos dias 28/02, 1/02 e 2/02. A medida foi válida para os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal com exceção para os serviços considerados essenciais.
Apesar do ponto facultativo, o número de casos estava alto e a folia foi proibida. O governo do estado em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) lançou uma programação musical com transmissão ao vivo por meio de um canal televisivo. Blocos e foliões marcados na data foram cancelados.
Agora com a flexibilização, os dois maiores blocos do estado marcam festa para o dia 22 de abril. Os ingressos comprados para o Carnaval cancelado poderão ser utilizados para entrar na “Festa da Ressaca”. O evento, promovido pelos blocos Caveira e do Rei, acontecerá em formato híbrido, com shows dentro do Summer Club e com um desfile pela orla de Jacarecica, em Maceió. Os shows contam com Harmonia do Samba, Márcia Freire e Patusco em uma só noite.
Durante a Semana Santa, festas marcaram algumas cidades do estado. No município de Paripueira, por exemplo, festas e eventos estão liberados. Em resposta, a Arquidiocese de Maceió divulgou notas de repúdio contra os eventos de Carnaval fora de época realizados.
“Lamentamos a total afronta ao povo católico e às Igrejas perpetrada pela Prefeitura Municipal de Paripueira, ao promover carnaval fora de época exatamente na Semana Maior para os cristãos. Agindo dessa maneira, fere frontalmente a alma católica e/ou evangélica do povo das Alagoas, religiosa e cristã”, disse a nota oficial assinada por Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm.
Não há pronunciamento da prefeitura do município sobre o caso ou decreto governamental relacionado à folia fora de época.
Imagem: Pixabay/domínio públicoNa cruz, estão os símbolos da Paixão de Cristo.
CEARÁ
No Estado do Ceará, o Governo cancelou o feriado do Carnaval 2022 nos dias 28/02 a 03/02 devido à Covid. No momento atual, alguns municípios liberam as festividades, como Aracati. O prefeito da cidade anunciou nas redes sociais que “se não teve carnaval, terá super Semana Santa”. O evento nomeado de “Paixão de Aracati” teve programação completa anunciada pela prefeitura. Todas as datas e formato das festas estavam previstas para respeitar os hábitos religiosos da Semana Santa, mas a folia foi repudiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Para o feriado de Tiradentes, não há previsão de festas carnavalescas no Ceará.
PERNAMBUCO
Em Pernambuco, o ponto facultativo também foi cancelado devido à Covid na data que seria feriado de Carnaval. Na capital, Sergipe, os blocos de rua foram suspensos em janeiro deste ano. Ainda no final do mês de março deste ano, o Governo anunciou ainda estar cedo para pensar em um Carnaval fora de época no estado.
“Consideramos precipitado (pensar em) grandes manifestações de rua sem controle. Ainda não é o momento ideal pra isso, precisamos evoluir ainda mais, especialmente na vacinação e ainda mais do público mais vulnerável, como os idosos, para poder pensar em liberar grandes eventos de rua sem controle vacinal”, disse o secretário de Saúde, André Longo.
Apesar do anúncio, muitos eventos em Recife previstos para acontecerem no Carnaval foram adiados para a Semana Santa, com destaque na cidade de Agreste, além da região metropolitana do Recife e litoral Sul. Entre os eventos estão: Parador (no Bairro do Recife); Fervo (no Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife); Carvalheira na Ladeira (na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata); Gravatá (no Agreste) e Litoral Sul (no litoral Sul do estado). Todos com ampla diversidade de atrações.
Para o feriado de Tiradentes, não há previsão de festas carnavalescas em Pernambuco.
Imagem: DivulgaçãoCarvalheira na Ladeira 2021
SERGIPE
O estado teve o ponto facultativo do feriado cancelado e o mesmo ocorreu na capital, Aracaju. As festividades carnavalescas também foram proibidas em Sergipe, mas em algumas cidades foram promovidas festas clandestinas durante o período do Carnaval.
Em Pirambu, onde tradicionalmente acontecem as maiores festas de Sergipe na data comemorativa, algumas ruas ficaram lotadas de pessoas no sábado e domingo de Carnaval (27 e 28/02). Paredões e uma multidão se encontravam na orla da cidade. A Polícia teve que intervir para dispersar a multidão.
De acordo com o decreto estadual, as festas de lazer só podem ser realizadas nas cidades com pelo menos 75% da população vacinada com duas doses ou dose única de imunizante contra a Covid, ou que apresentem teste negativo para a doença de no máximo 48 horas antes do evento.
Entre os 75 municípios sergipanos, somente 20 atingiram essa meta de imunização de 75% da população. Pirambu é um dos municípios, mas as festas que estão sendo coibidas pela polícia não estão dentro das regras sanitárias estabelecidas.
Não há anúncios ou registros de festividades carnavalescas fora de época no estado do Sergipe.
MARANHÃO
No Estado do Maranhão houve ponto facultativo entre os dias 28/02 a 02/03 em razão do Carnaval 2022. O prefeito de São Luís decidiu cancelar a programação oficial do Carnaval 2022 na capital. O anúncio foi feito pelo gestor nas redes sociais. Porém, diferente dos demais estados, o foco (público e popular) no estado está centrado nos festejos de São João (24/06) e não mais no Carnaval.
O governador do estado, Carlos Brandão, afirma que será um “Super São João” e o credenciamento de artistas está sendo realizado para serem atrações juninas.
PARAÍBA
O Estado da Paraíba não teve ponto facultativo nos dias 28/02, 1 e 2 de março. A medida foi recomendada pelo governador João Azevedo a todos os municípios. Na capital, João Pessoa, o ponto facultativo foi mantido, mas os bloquinhos de rua foram proibidos no município e no estado.
Não há previsão de festividades carnavalescas fora de época ou demais comemorações culturais realizadas no estado até o momento. O feriados nacionais como Páscoa e Semana Santa foram comemorados regularmente.
RIO GRANDE DO NORTE
No estado do Rio Grande do Norte, o ponto facultativo do Carnaval foi decretado, assim como na capital, Natal, mas com a realização de festas públicas proibida. A proibição eventos promovidos ou incentivados pelos municípios, migrou os eventos para a esfera privada, que não foi atingida pelas recomendações.
Festas privadas aconteceram em vários lugares de Natal durante o Carnaval. Para a Semana Santa e feriado de Tiradente não há eventos relacionados ao Carnaval marcados para as datas.
Veja mais notícias sobre Brasil, clique em florianonews.com/brasil