Presidente Luis Inácio Lula da Silva veta grandes obras para o PiauÃ
12/08/2010 08h34Fonte Diário do Povo
O veto do presidente Lula atingiu em cheio uma série de obras estruturantes que vêm sendo reivindicadas pela bancada do Piauí há muito tempo, em alguns casos são obras que o Piauí espera há mais de 28 anos, como é o caso da conclusão da eclusa da barragem de Boa Esperança, que aguarda conclusão desde 1982.A obra tem como principal objetivo garantir a navegabilidade do Parnaíba e prevenir enchentes. A construção do Sistema de Eclusas de Boa Esperança no Rio Parnaíba já foi paralisada por três vezes consecutivas devido a falta de recursos. A emenda que previa recursos para a conclusão da obra e que foi vetada pelo presidente é de autoria do deputado federal Átila Lira (PSB).
Uma das obras vetadas já havia sido anunciada como iniciada e o Governo do Estado previa a conclusão para este ano. É o caso do trecho da BR-020, entre São Raimundo Nonato e Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, a obra necessita de recursos federais porque tem um orçamento de mais de R$ 57 milhões. A ligação com a cidade baiana permitirá um maior desenvolvimento da comercialização do mel e da produção agrícola do Estado.
Nem mesmo a tática de indicar em quase todas suas emendas as mesmas obras, usada pela bancada do Piauí, facilitou a inclusão dos recursos no Orçamento Geral da União para 2011.
O senador Heráclito Fortes e o deputado federal Mainha do DEM, fizeram em conjunto a indicação de duas emendas, conclusão do trecho da BR-020 em São Raimundo Nonato na divisa com a Bahia e das obras de contenção das cheias do Poti em Teresina, as indicações dos dois parlamentares foram vetadas pelo presidente Lula. O mesmo trecho da BR foi indicado pelos deputados Paes Ladin (PTB) e Nazareno Fonteles (PT), nem mesmo assim os recursos foram incluídos na LDO. No Piauí, a BR 020 possui dois trechos sem asfalto: São Raimundo Nonato, na divisa do Piauí com a Bahia e Simplício Mendes a Itainópolis, com 88 quilômetros de extensão, o último trecho também recebeu emenda do deputado Mainha, que foi vetada.
O veto do presidente vai atingir ainda projeto de abastecimento d'água na região de Corrente, controle das enchentes em Teresina, melhoria do acesso rodoviária à Serra da Capivara, melhoria do escoamento da produção e circulação de mercadorias entre o Piauí e a Bahia e o escoamento da produção de soja e a diminuição da distância entre Ceará e Piauí. Os vetos atingiram a obra da BR -135, entre Eliseu Martins e Bertolínea, corredor da produção de soja do Piauí e da BR-222 que poderia diminuir em quase 100 quilômetros a distância entre o Piauí e o Ceará.