Temporal deixa feridos e casas destruÃdas em Canela e Gramado (RS)
22/07/2010 08h08Fonte R7
Cerca de 70 casas foram danificadas pelo forte vento e temporal que atingiram as cidades de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha (RS), na noite desta quarta-feira (21), de acordo com o levantamento da Brigada Militar (BM).A situação mais grave foi registrada em Canela, onde 11 pessoas foram encaminhadas para o Hospital de Caridade do município até a meia-noite desta quinta-feira (22). Nenhuma delas tinha ferimentos graves.
Imagem: Rafael Cavalli / Jornal NH / Correio do PovoTemporal deixou rastro de destruição por onde passou na Serra Gaúcha
O número de feridos, no entretanto, pode ser maior. Segundo o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, o total pode chegar a cem. Orsolin pode decretar situação de emergência no município nesta quinta-feira.
A BM da Serra Gaúcha, que convocou os soldados que estavam de folga, está mobilizada para averiguar os estragos. A suspeita é de que um tornado tenha atingido a região, segundo a MetSul Meteorologia.
A análise das primeiras imagens de satélite mostra que os ventos superaram 200 km/h. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Canela, a velocidade registrada foi de 123,8 km/h.
Segundo as primeiras informações da BM, além das cerca de 70 casas atingidas, postes e árvores foram derrubados. Fios da rede elétrica, por sua vez, estão caídos em alguns pontos.
Às 23h desta quarta-feira (21), cerca de 10 mil consumidores ficaram sem eletricidade na Serra Gaúcha. Destes, 5,7 mil são moradores de Canela. Uma hora depois, a situação já havia sido parcialmente normalizada, conforme a Rio Grande Energia (RGE). À 0h15 desta quinta, Canela tinha 3 mil clientes com falta de luz e o problema só deverá ser completamente resolvido durante a manhã.
Defesa Civil, Bombeiros e Brigada Militar traçam ações
A Defesa Civil foi acionada e enviará colchões e itens de cama. O comandante do Batalhão Turístico de Gramado, coronel Marcelo Frota, afirmou que a prioridade da BM é encontrar locais para realocar os atingidos, principalmente em Canela.
- O Corpo de Bombeiros enviará reforços para ajudar no auxílio. Há uma certa tranquilidade com Gramado, onde não foi registrado nenhum ferido. A prioridade, agora, é Canela.
Além do coronel Frota, o subchefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, major Aurivan Chiochetta, foi para Canela durante a noite para avaliar os estragos. Eles se reuniram com outros integrantes do Corpo de Bombeiros, da BM e da Defesa Civil para traçar as próximas ações conjuntas.
Chuva deve permanecer na metade Norte do RS
Para quinta-feira, a previsão é de que a chegada de ar seco e frio no Rio Grande do Sul provoque a diminuição da nebulosidade no Sul e parte do Oeste do Estado, onde o Sol deverá aparecer, elevando a temperatura pela manhã.
No Norte, parte do Centro e no Nordeste, o dia será de muitas nuvens e chuva, que pode ser forte, sobretudo no Norte. As autoridades estarão atentas ao nível dos rios da região, como o Uruguai, Caí e Sinos.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook