Terceira onda da Covid já registra o dobro de casos do segundo pico no Brasil

04/02/2022 13h39


Fonte ClubeNews

Imagem: Arquivo ComitêSérgio Resende ? Coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste.(Imagem:Arquivo Comitê)Sérgio Resende, Coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste.

Preocupado com a terceira onda da Covid-19 às vésperas do feriado de Carnaval, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu recomendações básicas que apertam ainda mais as restrições em toda a região. Os dados apresentados pelo coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Sérgio Resende, mostram que o número de casos diários atualmente é mais de duas vezes maior que o registrado durante a segunda onda, em junho do ano passado.

“A média de novos casos [em junho de 2021] se mantinha em 75 mil diagnósticos diários da doença, enquanto atualmente, já são registrados 180 mil casos por dia”,
alerta Sérgio Resende.

Ainda de acordo com ele, o Comitê Científico analisou a realidade do Brasil e de países da Europa, bem como dos Estados Unidos, para formalizar quatro recomendações.

A primeira em relação ao cancelamento do feriado de Carnaval. A segunda recomenda proibir a realização de festas privadas e eventos que possam gerar aglomerações. A terceira fala sobre a intensificação da vacinação. A quarta trata da continuidade no uso de restrições quanto ao uso de máscaras e medidas preventivas.

“Sabemos que essas recomendações causam muito desconforto e até prejuízo econômico, mas infelizmente tivemos que fazer porque o mais importante é salvasr vidas. Vidas não têm preço!”, finalizou Sérgio Resende.

O documento dispõe sobre:

– A primeira diz respeito ao controle das fronteiras do país, exigindo a apresentação de teste laboratorial para a Covid-19, com resultado negativo, e de certificado de vacina contra o mesmo patógeno daqueles que adentrarem o território nacional.

– A segunda consiste na adoção de ações coordenadas, passíveis de revisão a cada 15 dias, com o intuito de implementar restrições sanitárias voltadas aos eventos públicos e privados que promovam aglomerações, sobretudo durante o feriado de Carnaval.

– A terceira frente de ação tem o escopo de acelerar o processo de vacinação, com o propósito de alcançar o patamar de 80% de vacinados em meados de março deste ano.

– Por último, entenderam os governadores ser necessário retomar o modelo de credenciamento de leitos de UTIs (unidades de tratamento intensivo), que vigorou até janeiro de 2022, de modo a permitir a reserva credenciada de 20% para um eventual aumento de demanda.


Veja mais notícias sobre Brasil, clique em florianonews.com/brasil

Tópicos: casos, feriado, terceira