Musa dos ralis será destaque da X-9 Paulistana no Anhembi
21/01/2012 14h23Fonte G1
Imagem: Flavio Moraes/G1Helena Soares participa de competições em todo o país.
A piloto Helena Soares, de 30 anos, encara com tranquilidade o desafio de dirigir uma caminhonete em alta velocidade por terrenos acidentados. Conhecida como a musa dos ralis, a paulistana que atualmente vive em Goiânia aceitou um novo desafio neste ano: será destaque de chão da escola de samba X-9 Paulistana durante o desfile no Sambódromo do Anhembi. “Eu nunca desfilei em nenhuma escola. Nunca fui nem em micareta. Mas visitei a quadra, conheci a comunidade e me apaixonei”, diz.
O convite da direção da escola aconteceu porque o enredo irá falar sobre a comemoração dos 20 anos do Rally dos Sertões. E Helena conhece bem a competição, pois já esteve em quatro edições. Ela tem lembranças boas da disputa. “São dez dias conhecendo lugares que você nem imagina pelo sertão do país”, conta.
Para aguentar o ritmo das corridas, ela malha bastante. “Em um rali mais longo, como o dos sertões, eu perco em média 7 kg. São quase 12 horas dentro do carro, bebendo só água”, afirma. “Eu preciso ter muita força também por causa da parte mecânica. Um pneu da caminhonete é pesado e eu que preciso trocar caso fure durante a corrida.” Com o convite da X-9, ela acrescentou aulas de samba às atividades físicas. “Eu sabia pilotar, mas sambar, não”, diz, aos risos.
Helena esteve em São Paulo nesta sexta-feira (20) para experimentar a fantasia que usará no Anhembi e escolher a roupa do próximo ensaio técnico. “A fantasia terá muito brilho, vai ser bem no tema da vitória." Ela conta que teve um pouco de receio de usar uma roupa muito pequena na avenida. “Eu não tenho timidez com foto ou com o público, mas tive um pouco de receio de viver esse lado mais sensual. Agora estou tranquila”, afirma.
A musa diz que gosta de automobilismo desde criança. “Aprendi a dirigir muito cedo”, lembra. E ela não se assusta nem em situações capazes de deixar qualquer um com medo. No ano passado, durante uma prova, a caminhonete onde estava capotou duas vezes. “Eu entrei em um trecho mais travado, vi o adversário à frente e ultrapassei meu limite. Era uma descida muito lisa, eu bati em uma pedra e capotei duas vezes”, conta. Helena não sofreu qualquer ferimento. “Os equipamentos são muito seguros.”
Imagem: Flavio Moraes/G1Clique para ampliarEla está ansiosa para a estreia no Sambódromo do Anhembi.
Ela diz que os três filhos, com idades entre 8 e 13 anos, não temem a profissão da mãe. “Dois deles são pilotos de kart, competem também." As crianças devem prestigiar a mãe no desfile da X-9, assim como outros familiares que moram em São Paulo. Helena se apresentará no chão, mostrando todo o samba no pé que aprendeu nas aulas. Só depois do carnaval ela irá retomar a preparação para os ralis. Ela volta ao volante em março, em uma competição no interior de São Paulo.
Enredo
Tendo como fio condutor os 20 anos do Rally dos Sertões, a X-9 quer mostrar as facetas do povo sertanejo, sua cultura, musicalidade e culinária. "Nosso samba-enredo é muito mais do que o rally. Ele serve como pano de fundo para desbravarmos o Brasil e redescobrir essa parte do país esquecida por muitos", afirma o carnavalesco Flávio Campello.
Ele e Rodrigo Cadete, outro carnavalesco da X-9, acompanharam a edição 2011 do Rally dos Sertões. "Nós participamos do rally em julho deste ano e viajamos por 23 dias, de Goiás ao Ceará, convivendo com a equipe organizadora e os moradores das cidades."