Antes da acusação de agressão, Leticia Birkheuer havia desabafado sobre ofensas e processado o ex

01/04/2024 09h38


Fonte Extra

Imagem: Reprodução/InstagramLeticia Birkheuer e o ex-marido, o empresário Alexandre Furmanovich.(Imagem:Reprodução/Instagram)Leticia Birkheuer e o ex-marido, o empresário Alexandre Furmanovich.

A atriz e ex-modelo Leticia Birkheuer denunciou o seu ex-marido por agressão e relatou, no último domingo, 31, o momento difícil que viveu. Ela contou que foi agredida e ameaçada em um restaurante na presença do filho. Leticia, que foi casada com o empresário Alexandre Furmanovich entre 2011 e 2013, já havia desabafado sobre ofensas e o criticado pela forma como conduz a educação do filho. Além disso, ela e o ex travaram uma batalha judicial quando se separaram.

A artista, de 45 anos, gravou um vídeo lamentando que seu filho, João Guilherme, de apenas 12 anos, tenha presenciado toda a situação. Leticia disse que, apesar de ser um momento ruim e triste, precisava falar para encorajar outras mulheres a denunciar seus agressores.

"Nesse momento, em respeito às milhares de mulheres vítimas de violência doméstica, preciso fazer esse relato. Nenhuma mulher deve ser agredida, violada ou ameaçada. Fui agredida durante o casamento. Mais de 10 anos após estar separada, fui ameaçada de forma grave, injusta, dentro de um restaurante. A violência contra nós mulheres não para. Meu ex-marido, pai do meu filho, gritava, em um restaurante, que só não quebraria minha cara porque estava na presença dele, de nosso filho, de uma criança", disse a atriz em seu desabafo.

A atriz contou ainda que se sente insegura, e que o ex se acha muito poderoso, mas que não vai abaixar a cabeça. Essa não é a primeira vez que ela fala sobre ofensas e ameaças. Em 2022, a ex-modelo afirmou que os dois tinham divergências e criticou como Alexandre conduzia a educação do filho. Segundo Leticia, o ex criava o menino sem nenhuma regra. Na ocasião, a atriz desabafou sobre os insultos. “Antigamente, ofender, denegrir e ameaçar mulheres era normal. Hoje é caso de polícia. Me calei para proteger meu filho, mas hoje não mais me calarei”, escreveu na época, sem citar o nome do ex.

De acordo com Leticia, há vídeos e testemunhas do momento em que o ex-marido a ameaçou no restaurante, e que ela tem medida protetiva pela Lei Maria da Penha em seu favor.

"Fui agredida psicologicamente. Ameaçada. Atemorizada. Ele tentou e tenta me destruir. Há testemunhas. Há vídeos. Há uma segunda medida cautelar da Lei Maria da Penha em meu favor. Nada disso o deteve. Sinto-me insegura, vulnerável, o pai de meu filho é um empresário do setor de joias, dono de joalheria, e que se sente muito poderoso. Mas não posso baixar a cabeça. Busquei força e coragem na minha mãe, nas minhas tias, nas minhas avós, minhas amigas. Todas mulheres de fibra".

Esse não é o primeiro desentendimento dos dois que precisa de intervenção. Em 2015, eles chegaram a travar uma batalha judicial, após a atriz abrir um processo de trabalho contra o empresário, alegando que deixou de ganhar o seu próprio dinheiro nos anos em que eles foram casados. Leticia entrou com um processo trabalhista de R$ 800 mil, na tentativa de reaver o que, segundo ela, teria deixado de faturar, quando decidiu abdicar da carreira para se dedicar ao matrimônio e para divulgar as joias da empresa dele.

Antes de ser atriz, Leticia teve carreira de modelo. Ela desfilou para diversas grifes internacionais e chegou a ser uma das estrelas do Victoria"s Secret Fashion Show. Nas telas, ela atuou na novela "Belíssima" (2005), "Desejo Proibido" (2007), "Cama de Gato" (2010), "Império" (2014) e "Malhação Seu Lugar no Mundo" (2015), entre outras. Ela também participou da dança dos famosos em 2010.

Após a agressão sofrida, a atriz finalizou seu relato dizendo que só lhe resta confiar nas autoridades públicas e pediu que outras mulheres não se calem e lutem pelos seus direitos.

"Resta-me confiar nas autoridades públicas e lutar para que a mulher seja respeitada pelo simples fato de ser mulher. Se esse meu relato inibir um único ato de violência, terá significado expor um assunto que tanto me entristece e fragiliza. Não se calem. Em caso de violência doméstica, procurem a Polícia, a Justiça. Lutem pelos seus direitos", finalizou Leticia.

Tópicos: atriz, mulheres, let?cia