Antes da Copa do Catar, Zagallo ganhou estátua em museu da Seleção
06/01/2024 20h15Fonte ge
Imagem: Lucas Figueiredo/CBFZagallo e sua estátua, no Museu da Seleção.
Falecido aos 92 anos às 23h40 de sexta-feira, Mario Jorge Lobo Zagallo recebeu recente homenagem no museu da seleção brasileira na sede da CBF. Ele ganhou estátua que foi inaugurada pouco antes do embarque para a última Copa do Mundo do Catar.
A estátua de cera mostrava Zagallo com agasalho da Seleção. O Velho Lobo foi o único presente em quatro das cinco Copas do Mundo vencidas pelo Brasil.
A estátua é inspirada na Copa de 1998, quando Zagallo comandou a Seleção na terceira e última Copa (foi campeão em 1970 e vice na França). Zagallo compareceu à cerimônia ao lado de um dos filhos e com a presença de muitos funcionários da CBF.
Ao seu lado também estavam Carlos Alberto Parreira, técnico da Seleção em 1994 em dobradinha com Zagallo, e o então técnico Tite, com o auxiliar César Sampaio e Juninho Paulista, coordenador.
Bem-humorado e também emocionado, Zagallo agradeceu a homenagem numa que tem 30kg e que foi feita em Londres, no mesmo ateliê que produziu as estátuas de Marta e Pelé.
- Jamais vou esquecer na minha vida as conquistas. Eu não pensei que viria aqui na CBF um dia com essa representação. É impressionante! Eu jamais pensei em poder bater um papo com o Zagallo. Eu precisei ir muito longe. Fazer 91 é difícil. Toda hora eu estou revendo na televisãpo o jogo de 58, o jogo de 62... e fico babando - disse Zagallo, na ocasião, que manifestou torcida por Tite.
"Eu vou te ver levantando o caneco", disse o Velho Lobo ao técnico da Seleção.
Imagem: Lucas Figueiredo/CBFZagallo e sua estátua, no Museu da Seleção.
Zagallo foi bicampeão mundial com o Brasil nas Copas de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile). Em 1970, no México, foi o técnico da seleção na conquista do tricampeonato mundial, tornando-se o primeiro a vencer o Mundial como jogador e treinador (feito até hoje repetido apenas pelo alemão Franz Beckenbauer e pelo francês Didier Deschamps).
Como coordenador técnico, Zagallo participou também da campanha do tetracampeonato mundial, em 1994 (Estados Unidos). Também foi treinador do Brasil em outros dois Mundiais (quarto colocado na Alemanha-1974 e vice-campeão na França-1998). Em 2006, no Mundial da Alemanha, esteve novamente ao lado do amigo Carlos Alberto Parreira como coordenador da seleção.
Imagem: Divulgação/CBFZagallo inaugura estátua no Engenhão ao lado de dirigentes.
Veja mais notícias sobre Celebridades, clique em florianonews.com/celebridades