Aos 43, Juliana Knust conta que enfrentou depressão por conta de pressão: "Fui me comparando"
15/04/2025 08h28Fonte O Globo
Imagem: Nanda Araujo
Juliana Knust

Juliana Knust pode ser vista novamente no ar em "Celebridade", em reprise no canal Viva. A atriz lembra da sua personagem na novela de Gilberto Braga e destaca a importância da trama em sua carreira:
— É como abrir um baú cheio de memórias especiais. A Sandra foi uma personagem muito marcante para mim. Eu era tão jovem. Foi um trabalho intenso, cercado de grandes nomes, e eu me sentia meio no meio de um furacão, sabe? Era tudo novo, desafiador, mas foi um momento de muito crescimento. Eu aprendi demais. Hoje, assistindo, consigo olhar com carinho e até uma certa compaixão por aquela Juliana que ainda se sentia tão insegura e querendo provar seu valor.
Atualmente, a atriz se dedica ao espetáculo de comédia romântica "Aluga-se um namorado", em cartaz no Teatro Fernando Torres, em São Paulo:
— Estou muito animada com esse projeto, porque, além de ser uma peça leve e divertida, ela também fala da importância das relações familiares, sobre o respeito à família. Fico me dividindo entre Rio e São Paulo por conta da minha vida de mãe. Quando olho para minha carreira hoje, vejo uma trajetória de coragem. De quem não teve medo de se reinventar, mesmo com medo. Já passei por muitas fases, tropecei, levantei e me questionei.
A atriz fala também da pressão que sofreu ao longo da carreira, na necessidade de validação externa e da preocupação com o corpo:
— De certa forma foi (um período traumático). Por muito tempo eu nem percebia o quanto isso me afetava. Eu cresci profissionalmente em um meio onde a imagem sempre foi muito cobrada, e isso me fez duvidar de mim muitas vezes. Tinha uma voz interna que sempre perguntava: “Será que eu sou boa o suficiente?”. Fui me comparando, me moldando, tentando agradar, buscando aprovação… Até adoecer emocionalmente. Passei por uma depressão, precisei de ajuda, de terapia, de acolhimento. Hoje, eu olho para isso como um processo de cura. E quero muito poder falar sobre isso, para que outras mulheres saibam que está tudo bem não estar bem e que podemos, sim, se reconstruir com mais verdade e amor-próprio.
Em 2023, a atriz terminou o seu casamento de 15 anos com o empresário Gustavo Machado, com quem tem dois filhos. Ela conta como passou pelo período:
— Foi um momento muito delicado. A separação é sempre um luto, né? Principalmente quando envolve filhos e uma história longa. Mas foi também um grande despertar. Eu precisei me olhar, entender minhas feridas, me responsabilizar pelas minhas escolhas e redescobrir a minha própria companhia. Hoje eu posso dizer, com muita sinceridade, que estou na minha melhor fase. Me sinto inteira, em paz, dona de mim. E sim, me permito viver o novo, conhecer pessoas, me divertir — sem pressa, sem cobranças. O mais importante é que eu estou bem comigo. E, quando nos amamos, o resto flui. Sei que a vida tem seu próprio tempo, e estou tranquila em relação a encontrar um novo amor.
Confira as últimas notícias sobre Celebridades: florianonews.com/celebridades
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews