Campeã do BBB 25, Renata posa como bailarina e faz planos: "Me vejo como comunicadora"

28/04/2025 09h17


Fonte gshow

Renata faz parecer simples cada movimento feito ao posar para este ensaio, mas eles são, na verdade, fruto de 25 anos dedicados à dança, sendo 20 deles de forma ininterrupta. Apesar da dedicação e horas diárias de ensaios, ela precisou de oportunidades, não só para alcançar um nível tão elevado em uma atividade que, como ela diz, beira a perfeição, mas para reescrever sua história indo além do que a vida parecia reservar.

Quando eu falava que vinha de uma comunidade, já vi as pessoas se surpreenderem com isso"

E as oportunidades que surgem, a bailarina não deixa passar. Ela, que começou a dançar em um projeto social de Fortaleza, o Edisca, que já foi apoiado pelo Criança Esperança, agarrou a chance de participar do BBB 25, até sair campeã da edição. Neste ensaio comemorativo pelos 60 anos da Globo, Renata reflete vida real, enquanto se vê na TV.
Imagem: Ellen Soares/gshowCapa do ensaio com Renata, campea do BBB 25.(Imagem:Ellen Soares/gshow)Capa do ensaio com Renata, campea do BBB 25.

Em entrevista ao gshow, a cearense de 33 anos relembra seu passado e projeta seu futuro. Fala da amizade com Eva, do romance vivido no programa com Maike e se emociona ao deixar um conselho para quem também tem o sonho -- compartilhado por tantos brasileiros -- de participar do BBB.

Ela conta ainda da vontade de participar do Dança dos Famosos, quadro que sua mãe ama, e do orgulho de quando esteve em reportagem do Fantástico. Assista!
Imagem: Ellen Soares/gshowEnsaio Renata BBB 25(Imagem:Ellen Soares/gshow)Ensaio Renata BBB 25

Dança como agente transformador

Renata fala de sua trajetória com orgulho e repete quantas vezes for preciso. Quer se fazer entender e passar adiante a importância da dança e tudo que ela transformou em sua trajetória.

A ceareanse começou aos 8 anos de idade, na Edisca, projeto social de Fortaleza, que tem como público-alvo crianças e adolescentes em situação de risco social. Lá, ela ficou 21 anos, entre estudar e trabalhar. Já adulta, cursou a faculdade de Educação Física, através do FIES.

Em sua formação como bailarina, Renata já teve aulas de balé clássico, contemporâneo, técnica moderna, teatro musical e técnicas de circo. “Já dancei muitos espetáculos. Já viajei para o Brasil, já fui para fora do país também para dançar. São muitos anos dançando profissionalmente”.
Imagem: Ellen Soares/gshowEnsaio Renata BBB 25(Imagem:Ellen Soares/gshow)Ensaio Renata BBB 25

Ela lembra que a primeira vez que viajou de avião foi para dançar, no Rio de Janeiro. Depois, aos 15 anos, conheceu Nova York, nos Estados Unidos, também selecionada pelo projeto social. E foi com a dança que ela percebeu o “mundo enorme” para além da sua janela.

“Imaginava a minha vida só aqui e aquilo me abriu os olhos para saber que eu podia sonhar e que, de acordo com o que eu me dedicasse, poderia voar longe. Claro que com muita dedicação e com oportunidades também. Porque também não é só querer, a gente pode querer, mas a oportunidade tem de existir para que a gente consiga ir.”

“Estar ali, artisticamente, naquele lugar de evidência, e ver que as pessoas aplaudem você pelo seu talento. Naquele momento, elas param de ver muito essa imagem de que Ah, essa menina é de comunidade. Não, ela é artista. Está ali fazendo o melhor dela”, reflete.
Imagem: Ellen Soares/gshowEnsaio Renata BBB 25(Imagem:Ellen Soares/gshow)Ensaio Renata BBB 25

Planos

Renata e o irmão, Rafael, foram criados pela mãe. Eulália é pedagoga, mas não exerce a profissão. Trabalha como auxiliar administrativo. O apartamento da família fica na comunidade do Barroso, em Fortaleza. Segundo a campeã do BBB, embora seja próprio, é de uma época distante, de quando a mãe tinha mais condições. "É tão antigo, que o documento ainda é em cruzeiros", lembra.

“Uma parte do prêmio vai ser, claro, para honrar minha família. Foi por isso que eu vim aqui, para ajudar a minha mãe a melhorar a qualidade de vida, para que eu tenha um minuto de paz de poder também viver os meus outros sonhos, sabendo que ela está em um lugar seguro, que esteja ali com uma aposentadoria segura, sem tanto perrengue”, garante.

E para seguir prosperando, Renata aposta em um futuro como apresentadora, além de continuar investindo em sua marca de roupas. O trabalho como influenciadora, que ela já fazia com cerca de 20 mil seguidores antes de entrar no Big Brother Brasil, também vai continuar. “Eu me vejo como comunicadora, acredito que isso é uma coisa forte, que eu gosto. Então, a porta que se abrir para isso, será sempre muito bem-vinda”.

No âmbito mais pessoal, Renata, que não esconde sua vaidade e conta que o ambiente de dança deu a ela muitas ferramentas (como aprender a se maquiar), diz que ainda não sabe se, agora milionária, vai investir em mudanças estéticas maiores.

Ela, que já fez botox e preenchimento nos lábios antes do BBB 25, comenta sobre uma possibilidade. “Já pensei em colocar silicone. Tem horas que eu desisto, tem horas que quero de novo. Tenho que pensar com calma. Não sei, talvez”.

Outro ponto em aberto é uma mudança de estado motivada por sua carreira a partir de agora. “Claro que eu amo minha cidade e é onde minha família vai estar, mas se precisar me mudar por um motivo profissional, acredito que isso é supercompreensível. Mas lá nunca vai deixar de ser meu lar, lá nunca vai deixar de ser quem eu sou”. E brinca: “Para tirar esse sotaque aqui, vai ter que ralar muito, viu?”.
Imagem: Ellen Soares/gshowEnsaio Renata BBB 25(Imagem:Ellen Soares/gshow)Ensaio Renata BBB 25

"Irmã de vida"

E caso se mude de Fortaleza, morar com Eva, sua amiga há 25 anos e dupla no BBB 25, não é impossível -- ainda que não seja um plano. “Somos muito tranquilas em relação a isso. Já moramos juntas várias vezes. Não é um projeto, mas, se precisar, vai, e também se não for, tá tudo certo”.

Renata conta que, apesar de não terem combinado nada sobre o prêmio do programa, seguirá apoiando a amiga em seus projetos. “Só tenho esse dinheiro, eu não tinha nenhum. Se eu tiver qualquer projeto com ela, vai ter que vir desse financeiro. E sei que o Big Brother também vai reverberar de forma positiva para ela. Então, claro, a Eva é minha irmã de vida, não tem por que eu não ajudá-la ou estar com ela em qualquer tipo de projeto”.
Imagem: ReproduçãoRenata e Eva(Imagem:Reprodução)Renata e Eva

As bailarinas, aliás, têm uma longa história de amizade que vem desde o projeto social. “A Eva é minha irmã de alma, minha alma gêmea na vida. Tem gente que encontra alma gêmea no amor, pra casar. Ela é minha alma gêmea na amizade. Ela já sabe que eu a amo perdidamente”.

A cumplicidade inabalável no BBB 25, segundo Renata, é resultado da relação de total confiança. “A nossa amizade não tem muito essa questão de lealdade. Eu não tenho dúvida que ela vai ser leal a mim, ela não tem dúvida do meu coração. Então, como ela sabe quem eu verdadeiramente sou, e isso é recíproco, não temos esse problema”.

“Apesar de nós termos temperamentos muito diferentes e formas de amar muito diferentes, eu fiquei impressionada como a gente conseguiu comunicar para o Brasil o valor que uma tem pra outra. A Eva é algo muito precioso na minha vida e acho que como cresceu com vínculo familiar, ela tem esse mesmo valor de importância, ela é minha família”, diz ela, que não se lembra de um período tão grande sem falar com a amiga, desde que se conheceram, como após a eliminação da fisioterapeuta do programa.

Futuro com Maike

Renata já adianta que ainda não teve tempo de conversar como gostaria com Maike, que conheceu no BBB 25 e com quem ficou por alguns dias antes da saída dele na reta final do programa. Antes da eliminação, o ex-brother chegou a receber um alerta de Tadeu Schmidt, após cometer alguns excessos em uma das festas do reality.

“Existem muitas coisas para serem alinhadas, porque a vida é outra. Não tenho como planejar uma vida lembrando da Renata que era, nem ele do Maike que era, porque a gente sabe que a vida hoje é diferente”.

“As pessoas me pedem uma resposta, só que não tenho como prometer algo que eu também não sei como vai ser para mim. Primeiro, a gente tem que conversar, se alinhar, eu sei que existe um carinho. A gente não pode negar que existe um carinho entre os dois, o carinho é recíproco, mas a gente ainda precisa sentar para alinhar muitas coisas.”
Imagem: Ellen Soares/gshowEnsaio Renata BBB 25 (Imagem:Ellen Soares/gshow)Ensaio Renata BBB 25 

Mensagem para os próximos BBBs

Apesar da rotina ainda conturbada após deixar o programa como campeã, a bailarina só perde o passo quando o assunto é BBB, e deixa uma mensagem a quem já fez ou pretende se inscrever para a próxima edição do reality da Globo.

“Venham! Não deixem de viver, é algo (eu vou chorar) muito transformador”. E com lágrimas nos olhos, continua:

“Foi o período que eu mais me conheci. Eu tinha muito essa mentalidade que era líder, que era forte, eu passava essa imagem para as minhas alunas, de que a gente pode, a gente consegue... E estar aqui me permitiu ser 100% vulnerável, entender que todo mundo tem esse lado e que a gente erra, que a gente cai e levanta e a vida continua."

"É a experiência mais doida, mas a mais incrível e forte que eu já vivi na minha vida, e acho que foi importante para me mostrar o quanto sou forte e corajosa”.

Ficha técnica

Fotografia: Ellen Soares (@ellensares.auraestudio)
Styling: Tracy Rato (@tracyrato)
Beleza: Vivi Gonzo (@makegonzovivi)
Assistente de beleza: Camila Gonzo (@camilagonzo)
Reportagem: Jacyara Pianes
Vídeo: Lucian Xavier e Rodrigo Rosa
Produção: Juliana Pinna
Coordenação: Anderson Dezan e Fernanda Almeida


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: vida, oportunidades, renata