Daniel Saullo desabafa após Mariana Felício fazer exame por ter casos de câncer na família

06/06/2024 11h32


Fonte Revista Quem

Imagem: Reprodução/InstagramDaniel Saullo mostra Mariana Felício preparada para fazer exame.(Imagem:Reprodução/Instagram)Daniel Saullo mostra Mariana Felício preparada para fazer exame.

O ex-BBB e influenciador Daniel Saullo, de 44 anos, fez um desabafo na web, nessa quarta-feira (5), ao mostrar a esposa, a ex-BBB, influencer e apresentadora Mariana Felício, de 38, preparada para se submeter a uma colonoscopia, exame que tem como objetivo identificar lesões precursoras do câncer de intestino. Ele explicou que os dois têm casos da doença na família e, por isso, precisaram começar a fazer o procedimento mais cedo.

"Eu poderia usar este carrossel para só dizer que a Mari é maravilhosa até de macacão cirúrgico, e que eu a amo muito, mas, desta vez, vai também um textão, quase um desabafo! Ontem ela fez uma colonoscopia. Tanto ela quanto eu temos casos de câncer de intestino na família, infelizmente em pessoas mais jovens. A primeira vez que eu fiz, tinha 30 anos, e encontraram três pólipos, pequenos nódulos que podem virar tumor. Nesse caso, no mesmo procedimento já fizeram a cauterização, o que impede a evolução para tumores benignos ou malignos (câncer). Por isso, é essencial se cuidar, especialmente para doenças preveníveis", aconselhou.

"Infelizmente, o acesso à saúde de qualidade no Brasil quase sempre depende de ter um bom plano de saúde, um privilégio caro. Um SUS (Sistema Único de Saúde) mais eficiente é urgente. Embora em algumas situações ele seja incrível, ainda não consegue atender a todos com dignidade. Valorizar o SUS e lutar por uma saúde pública de qualidade é essencial num país tão desigual como o nosso, onde o Estado é a única esperança de acesso à saúde para a maioria", opinou.

"Ontem, enquanto as coisas se desenrolavam por aqui, muita coisa passou pela minha cabeça. É difícil lidar com essa contradição de ser grato pelo que temos e, ao mesmo tempo, estar insatisfeito com a realidade da maioria. O que mais eu pensava é que todos deveriam ter, no mínimo, um atendimento digno como o que tivemos ontem. É f@d@. Agora vou tentar aclamar a mente para dormir. Boa noite, queridos", completou.

De acordo com o A.C.Camargo Cancer Center, a colonoscopia é um exame que avalia o intestino grosso e a parte final do intestino delgado. É recomendada para pacientes que apresentam sintomas de origem intestinal como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal.

Para a população sem sintomas, com o objetivo de prevenir um câncer colorretal, o ideal é fazer o exame a partir dos 45 anos e repeti-lo a cada 10 anos. Para aqueles que possuem histórico de câncer de intestino na família, essa periodicidade e o seu início podem mudar, caso a caso. A colonoscopia é um procedimento realizado em alguns minutos e o paciente é sedado durante todo o exame.