Faustão faz embolização após recuperação de transplante de rim atrasar e órgão não funcionar
15/03/2024 08h57Fonte Revista Quem
Imagem: Antonio Chahestian/DivulgaçãoFaustão foi submetido a uma nova cirurgia de transplante em fevereiro deste ano.
Faustão, de 73 anos, passou por uma embolização nesta semana, procedimento cirúrgico em que o fornecimento de sangue é interrompido propositalmente em uma parte do corpo. O apresentador passou por um transplante de rim no dia 26 de fevereiro, mas ele ainda não apresentou funcionamento.
Segundo boletim médico enviado nesta quinta-feira (14) pela assessoria do apresentador, o procedimento foi um sucesso e "foi feito para resolver questões linfáticas que estavam atrasando sua recuperação".
"O apresentador Fausto Silva segue internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O implante renal foi bem sucedido, mas o paciente ainda aguarda pelo início do funcionamento do órgão. Ainda não há previsão de alta", dizia parte da nota.
Em entrevista à Quem, João Guilherme Silva, de 20 anos, detalhou o procedimento e enfatizou que o pai está bem na medida do possível. "Ele está bem clinicamente, no quarto ainda no hospital, mas está bem e feliz, esperançoso que vai dar tudo certo. Está no momento de entender quanto falta para o rim começar a funcionar. Ele fez o procedimento e deu tudo certo. Acaba que tem que ter paciência", explicou.
"É difícil ter sete meses com dois transplantes e, mesmo voltando para casa, com suas limitações, ele está bem, feliz, brincando. O que vale mais é a cabeça nessas horas", completou.
Sobre a dificuldade do procedimento de embolização, João completou: "Não, na verdade, foi superbem, é um ajuste que você faz, até para ver se isso de fato é o que tem atrasado esse processo da função do rim. Então, aí depois você faz a biópsia do rim, entender o tratamento, toda essa parte técnica médica, eu não sou muito especialista, mas basicamente é uma cirurgia bem tranquila e mais para ajeitar a caixa”, completou ele.
Novo transplante
O apresentador, que havia se submetido a um transplante de coração em 2023, foi transplantado um dia após dar entrada no hospital e, segundo dados da Central de Transplantes do Estado de São Paulo, Faustão era o 13º na lista de espera.
"Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização", declarou o órgão ao jornal Extra.