Filha de Tadeu Schmidt diz que sofreu homofobia na faculdade e fala como é relação com o pai

11/09/2023 11h54


Fonte O Globo

Imagem: Divulgação/Marcelo MartinsValentina Schmidt(Imagem:Divulgação/Marcelo Martins)Valentina Schmidt

Aos 21 anos, Valentina Schmidt já tem grandes objetivos na carreira de atriz. Iniciando no teatro, ela sonha em trabalhar na TV Globo e em espetáculos internacionais. Filha mais velha do apresentador Tadeu Schmidt, ela estreia neste sábado (16) em “Annie — O musical”, no Teatro dos Quatro, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Em entrevista ao site, ela fala sobre o novo desafio, em que interpreta Lilly, comparsa da grande vilã da trama.

— É a primeira vez que estou fazendo um papel tanto de vilã quando de alívio cômico. Também é a primeira vez que faço uma personagem que requer algum grau de dança. Tenho um número cheio de giros e pulos usando salto fino. Nunca me considerei uma dançarina e estou caindo de cabeça em algo que não é o meu forte — conta ela, que fez parte do elenco de outras montagens musicais, como “Rent”, “Pequena loja dos horrores” e “Vandinha — O musical”.

Valentina faz aulas de canto e piano desde os 10 anos, mas o teatro é algo mais recente em sua vida. Ela começou a estudar Artes Cênicas na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) após decidir trancar um curso de Comunicação:

— Tive alguns professores que me desencorajaram. Uma em especial fazia vários comentários homofóbicos sobre mim e também comentários ofensivos sobre o meu pai. Pensei: "Não vou ficar em um ambiente em que não me sinto bem-vinda". Ainda mais porque eu estava encontrando outra paixão, que é o teatro. Não me arrependo de nada nessa minha jornada.

Ela explica que os problemas na faculdade aconteceram após ela fazer uma publicação no Instagram no mês do orgulho LGBTQIAP+ se declarando como uma pessoa queer (que não se identifica com padrões e transita entre os gêneros). Na internet ela também teve que ler comentários preconceituosos quando começou a falar sobre sua sexualidade:

— Quando me assumi isso gerou um alvoroço gigantesco. Entendi que, por conta da visibilidade que eu ganhei por ser filha do meu pai, isso ia acabar estourando. Mas desde que eu postei vi gente falando que fiz isso para chamar a atenção. Eu jamais faria isso. Fiz porque finalmente estava confortável comigo mesma e queria mostrar para o mundo que tenho orgulho de ser quem eu sou.

Valentina conta como lida com os haters nas redes sociais:

— Se fosse há alguns anos, eu ficaria muito abalada com os comentários que vejo na internet, mas hoje em dia não me abala. Eu sofri bullying na escola por muito tempo e já lidei com todo tipo de comentário negativo. Se eu consegui lidar com isso, então não tenho medo. Tem comentários me atacando quase todo dia. Eu fico chateada com o que escrevem, sim, mas não deixo isso me abalar nem atingir as pessoas que eu amo.

Ela diz que precisou mudar de escola perto de se formar no ensino médio por causa do bullying:

— Chegou a um ponto em que eu não aguentava mais. Nunca aceitei injustiça e sempre me posicionava. As pessoas me zoavam por isso e também pela forma excêntrica com que eu me vestia. Sempre gostei muito de moda e usava coisas que nem sempre correspondem à moda heteronormativa.
Imagem: Reprodução/InstagramTadeu Schmidt ao lado da família me ponto turístico de Chicago, nos EUA.(Imagem: Reprodução/Instagram)Tadeu Schmidt ao lado da família me ponto turístico de Chicago, nos EUA.

A atriz namora há quase dois anos o estudante de Psicologia Christiano Donnelly Vaz, seu sexto relacionamento e o mais longo deles:

— Meus pais sempre foram muito tranquilos em relação a namoro. A prioridade deles é que eu seja feliz. E gostaram do Cris logo de cara. Puxaram papo querendo saber das intenções e da família dele.

Valentina é irmã de Laura, ambas do casamento de Tadeu Schmidt com Ana Cristina. Segundo a atriz, a vida da família mudou muito desde que o pai assumiu o comando do "BBB".

— Eu e minha irmã começamos a nos proteger, porque você nunca sabe se uma pessoa que está se aproximando de você está realmente interessada ou é só interesseira. Também penso várias vezes antes de postar algo nas redes sociais. Considerando de quem eu sou filha, qualquer coisa que eu falar pode gerar uma polêmica. Tomo muito cuidado porque prezo muita pela forma como meu pai é visto pelo Brasil.






Veja mais notícias sobre Celebridades, clique em florianonews.com/celebridades

Tópicos: atriz, valentina, schmidt