Influenciadora Beta Boechat perde 70 kg: "Cheguei aos 220 kg e perdi quase toda a minha mobilidade"
19/02/2025 09h26Fonte Revista Quem
Imagem: Arquivo pessoal
Beta Boechat: antes e agora.

Beta Boechat perdeu quase toda a sua mobilidade ao chegar aos 220 kg durante a pandemia, quando lidou com um início de depressão. A influenciadora, que ficou conhecida por exaltar o amor-próprio, conseguiu perder 70 kg após procurar ajuda profissional e iniciar mudanças de hábitos, combinadas a procedimentos médicos.
"Sempre fui uma pessoa gorda, mas durante a pandemia minha saúde piorou muito. Cheguei aos 220 kg e perdi quase toda a minha mobilidade. Não conseguia mais sair de casa sem saber se ia ter algum lugar para eu me sentar, já que não conseguia andar mais de 10 metros ou ficar em pé mais de um minuto. Perdi a vontade de fazer qualquer coisa, entrei num início de depressão e isso começou a afetar tudo, minha vida pessoal e meu trabalho. Sempre lutei muito pela bandeira do amor-próprio, mas demorei para entender que buscar ajuda era a maior prova de amor a mim mesma", relembrou.
Em 2023, Beta começou um tratamento médico. Além de mudar os hábitos alimentares, ela passou a se exercitar com regularidade. Em um ano perdeu 40 kg.
"Comecei a ter acompanhamento de uma equipe incrível de médicos que soube lidar com as minhas questões e adaptar o plano para a minha realidade. Em um ano, perdi 40 kg", contou.
Imagem: Arquivo pessoal
Beta Boechat: antes e agora

No ano passado, a influenciadora investiu no balão gástrico, que a fez perder mais 10 kg. Por fim, Beta perdeu o medo que tinha da bariátrica e com o procedimento médico chegou aos 150 kg.
"A cirurgia bariátrica sempre foi um pesadelo para mim. Já tinha entrado na fila para fazer essa cirurgia há 10 anos, mas desisti com a data marcada. Morria de medo de morrer, viver com limitações, passando mal, dependente de remédios para sempre... Depois de tanto tempo, com 50k a menos e com dificuldade para continuar perdendo, resolvi reconsiderar. Fiz a cirurgia dia 10 de janeiro e acabei de completar 40 dias. Fui dos 220 kg aos 180 kg com dieta e acompanhamento médico, 170 kg com o balão gástrico e agora com a bariátrica, já estou nos 150 kg", celebrou.
Imagem: Arquivo pessoal
Beta Boechat

Os benefícios vão além da autoestima. Ela sofreu com dores físicas e com os impactos psicológicos da gordofobia que enfrentava.
"Passei mais de 10 anos da minha vida normalizando dores fortes, dificuldades de aproveitar a vida, de poder estar junto das pessoas que eu amava. Sendo uma pessoa gorda a vida inteira, eu sei como a sociedade trata pessoas gordas, com escárnio, exclusão, e isso só faz essas pessoas acreditarem que elas não são bem-vindas, que não são amadas. Fiquei anos sem ir a uma consulta médica com medo de não ser ouvida ou respeitada", relembrou.
Imagem: : Arquivo pessoal
Beta Boechat: antes e agora

"As pequenas vitórias estão chegando agora e tem sido maravilhoso. Atualmente, consigo viajar com meu marido sem sofrer, vou aos lugares e tenho menos medo de eles não me caberem... Semana passada, consegui comprar uma blusa do meu tamanho no shopping. Coisas que parecem bobas, mas que foram impossíveis para mim por décadas. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente, mas esse processo tem sido mais tranquilo, alegre e acolhedor do que eu imaginava."
Neste ano, Beta se prepara para curtir o Carnaval na Sapucaí: "Ano passado, fui para a Sapucaí pela primeira vez. Foi uma experiência incrível, mesmo que meu corpo não tenha aguentado muito tempo lá. Esse ano, estou com muito mais condicionamento físico para aguentar a maratona e aproveitar a festa. Contando os minutos para viver essa experiência de novo".
Imagem: Arquivo pessoal
Beta Boechat
