Matteus se pronuncia após uso de cotas raciais e se exime de culpa

16/06/2024 10h22


Fonte Metrópoles

Imagem: Reprodução/InstagramO ex-BBB Matteus Amaral foi denunciado ao Ministério Público e teve um pedido de prisão solicitado por ter usado cotas raciais(Imagem:Reprodução/Instagram)O ex-BBB Matteus Amaral foi denunciado ao Ministério Público e teve um pedido de prisão solicitado por ter usado cotas raciais

Após o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) confirmar que o ex-BBB Matteus Amaral entrou no curso de engenharia agrônoma usando cotas raciais, o gaúcho usou uma rede social para se pronunciar. No Instagram, ele se eximiu da culpa e disse lamentar o ocorrido.

“A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio”, alegou Matteus em nota publicada nos stories da rede social.

Ele ainda ressaltou que considera essa uma importante política para o país e disse lamentar a situação. “Lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção”, garantiu.

Matteus ainda disse se arrepender de “quaisquer transtornos causados” e afirmou que é um “defensor ativo da igualdade racial e social”. “Agradeço a oportunidade de esclarecer este assunto e peço desculpas por qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido”, finalizou o ex-BBB.

Imagem: ReproduçãoMatteus Amaral, do BBB24, teria se declarado preto para ingressar na faculdade pelo sistema de cotas(Imagem:Reprodução)Matteus Amaral, do BBB24, teria se declarado preto para ingressar na faculdade pelo sistema de cotas

Leia a nota completa:

“Recentemente, surgiram informações de que, em 2014, fui inscrito no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha sob a modalidade de cotas para pessoas negras.

Esta nota tem como objetivo esclarecer as circunstâncias dessa inscrição e expressar minha posição a respeito.

A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio. Entendo a importância fundamental das políticas de cotas no Brasil.

Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção.

Reafirmo meu arrependimento por quaisquer transtornos causados e meu compromisso contínuo em ser defensor ativo da igualdade racial e social. Agradeço a oportunidade de esclarecer este assunto e peço desculpas por qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido.


Tópicos: ex-bbb, curso, cotas