Morre a atriz Olivia Hussey, de "Romeu e Julieta"; ator que viveu Romeu lamenta
28/12/2024 08h46Fonte Revista Quem
A atriz Olivia Hussey morreu aos 73 anos de idade, nessa sexta-feira (27). A artista era mais famosa por ter dado vida a Julieta no clássico Romeu e Julieta, de 1968, do cineasta Franco Zeffirelli (1923-2019), e pelo longa Horizonte Perdido (1977). Ela voltaria a trabalhar com Zefirelli em Jesus de Nazaré (1977), e atuaria em obras como Psicose 4 - O Começo (1990), It - Uma Obra Prima do Medo (1990) e Social Suicide, de 2015, seu último trabalho.A notícia foi divulgada pela família de Olivia no Instagram oficial da atriz, mas a causa da morte não foi revelada.
"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Olivia Hussey Eisley, que partiu pacificamente em casa e rodeada pelos seus entes queridos no dia 27 de dezembro. Olivia era uma pessoa notável, acolhedora, de sabedoria e pura bondade, que sempre tocou a vida de todos os que a conheciam", começava a postagem.
Imagem: DivulgaçãoOlivia Hussey
"Nascida em 17 de abril de 1951 em Buenos Aires, na Argentina, Olivia viveu uma vida cheia de paixão, amor e dedicação às artes, espiritualidade e bondade com os animais. Olivia deixa uma família amorosa: seus filhos, Alex, Max e Índia, seu marido há 35 anos, David Glen Eisley, e seu neto, Greyson; além de um legado de amor que ficará para sempre guardado em nossos corações. À medida que lamentamos esta enorme perda, também celebramos o impacto duradouro de Olivia nas nossas vidas e na indústria do cinema. Agradecemos pelos pensamentos e orações durante este momento difícil, e pedimos privacidade enquanto choramos a perda de uma alma verdadeiramente especial", ainda dizia a publicação.
O ator Leonard Whiting, de 74 anos, com quem Olivia fez par romântico em Romeu e Julieta, usou o Instagram da esposa, Lynn Whiting, para comentar a publicação e lamentar a morte da amiga de longa data e colega de elenco no clássico.
"Olivia, compartilhamos tantas coisas desde que éramos duas doces e inocentes crianças agarradas uma à outra pela vida, como todas as nossas fotos demonstram. Você nunca teve medo de lutar para resolver tudo de errado neste mundo. Descanse agora, minha linda Julieta. Nenhuma injustiça pode mais te magoar. E o mundo lembrará para sempre da sua beleza por dentro e por fora. Leonard", escreveu o ator.
Imagem: DivulgaçãoOlivia Hussey e Leonard Whiting em "Romeu e Julieta" (1968).
Menores de idade, nudez e processo
No ano passado, Olivia Hussey e Leonard Whitinhg, que eram menores de idade quando atuaram em Romeu e Julieta, decidiram entrar com um processo contra a Paramount Pictures por cenas de nudez da dupla: no filme, Whiting, então com 16 anos, deixa o bumbum à mostra enquanto Olivia, aos 15, fica com parte dos seios à mostra.
A dupla acusou o estúdio de exploração sexual e distribuição de imagens nuas de adolescentes. O processo ainda dizia que o cineasta, Franco Zeffirelli (1923- 2019) garantiu aos dois atores que não haveria nudez no filme e que eles usariam roupas íntimas da cor da pele. O diretor ainda teria implorado que eles usassem pintura corporal.
O processo pedia uma indenização de mais de US$ 500 milhões, ou seja, mais de R$ 3 bilhões pela cotação do dia, mas os atores tiveram duas derrotas nos tribunais. Em outubro, o juiz da causa não viu elementos que justificariam a condenação, levando em conta que, na época, Whiting e Olivia consentiram com as cenas de nudez durante as filmagens.
Imagem: Getty ImagesOlivia Hussey em 2018.