Neste Dia da Consciência Negra, Gabz, Jéssica Ellen e Duda Santos celebram protagonismo nas novelas
20/11/2024 08h32Fonte Extra
Imagem: Beatriz Damy/ Rede Globo/ DivulgaçãoGabz, Jéssica Ellen e Duda Santos
O apagamento histórico da presença do negro na sociedade brasileira deixou cicatrizes em todas as áreas, inclusive na teledramaturgia. Ao longo do tempo, com luta, artistas negros foram conquistando espaço e se destacando na cultura nacional. Hoje, Dia da Consciência Negra, além de um momento de reflexão, é chegada a hora de celebrar três protagonistas negras no ar nas novelas da Globo. Todas batalhadoras, assim como suas intérpretes: Duda Santos, a Beatriz de “Garota do momento”; Jéssica Ellen, a Madalena de “Volta por cima”; e Gabz, a Viola de “Mania de você”.
— É histórico! É muito importante mostrar para o Brasil toda nossa potência. A gente faz parte de uma luta antirracista. Estamos ainda batalhando, mas foi graças a mulheres pretas talentosas no passado que abriram caminhos para a gente estar aqui hoje — destaca Gabz, de 25 anos.
Mais experiente no trio, Jéssica reflete sobre a demora em ter se tornado uma protagonista.
— Meninas brancas que começaram comigo não demoraram a protagonizar novelas e séries. Eu levei 12 anos. Estou muito feliz que as próximas gerações já não vão viver tantos atravessamentos — diz Jéssica, de 32 anos.
Aos 23, Duda é a caçula do grupo, mas tem consciência da importância de ser inspiração para meninas negras que vibram ao vê-la na TV. Ela conta que montou um grupo no WhatsApp com Gabz e Jéssica em que compartilham vitórias e desabafos:
— É mais um degrau de uma longa caminhada, que exige muito cuidado e coragem. É um momento transformador. Quero inspirar outras meninas pretas. Gabz e Jéssica são muito talentosas e estão fazendo o trabalho com todo o coração. Como é a primeira vez das três como protagonista, é muito importante cada uma apoiando a outra. No nosso grupo, a gente compartilha o que está acontecendo, e também as nossas angústias.
Imagem: Reprodução/InstagramGabz, Jéssica Ellen e Duda Santos
No último sábado, em mais um dia intenso de gravações, as três tiveram o primeiro encontro com todas juntas, na praça de alimentação dos Estúdios Globo, na Zona Oeste do Rio. Elas, claro, registraram o momento e postaram nas suas redes sociais.
— Queremos sair juntas, mas a rotina de protagonista é muito puxada. Ainda não conseguimos marcar um jantarzinho, pra gente fofocar, cozinhar... — pontua Gabz, ansiosa pelo encontro das três fora do ambiente de trabalho.
Passado e presente
Gabz analisa sobre ancestralidade: “Acho que as famílias negras deste país lutam para colocar a próxima geração no lugar mais alto que o nosso. É uma batalha constante e que vem desde muito tempo, com nossos bisavós fazendo movimentos de libertação para que hoje em dia a gente possa se sentir um pouco mais livre”.
Quebra de barreiras
Ao repassar sua trajetória, Jéssica afirma: “Sou ousada, eu não aceito os primeiros ‘nãos’ como resposta. As negativas me dão um gás a mais para desafiar as estruturas, questionar mais o que está sendo dito. Dificuldades sempre vão acontecer, elas vão se atualizando ao longo dos anos, mas nada comparado às trajetórias de outras atrizes negras que vieram antes de mim”.
Orgulho da família
Duda vibra: “As pessoas pretas são maioria na sociedade. Nossas histórias eram contadas sob a perspectiva branca. Agora somos protagonistas das nossas próprias histórias. Fico feliz por minha irmã, minha mãe e minha avó presenciarem este momento”.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook