Paulo Ricardo celebra Dia dos Pais em ensaio com os 4 filhos e diz que quer mais um

12/08/2022 08h27


Fonte Gshow

"Paola, por ter sido filha única por 25 anos, é irônica e introspectiva. Isabela é uma líder nata. Luís Eduardo é engraçado, carismático e carinhoso. E Diana incrivelmente imprevisível, dona das melhores e mais desconcertantes tiradas que já ouvi, além de trocar letras (agora menos) como em merrédio (remédio) e buchicha (salsicha)", diverte-se o orgulhoso Paulo Ricardo ao descrever suas quatro preciosidades de 35, 10, 8 e 6 anos.

Por tudo isso e muito mais, o artista é realizado em sua maior missão: a paternidade. E tem motivos de sobra para celebrar este Dia dos Pais no domingo, 14/8.
Imagem: Bella Pinheiro"Sou um pai babão", declara Paulo Ricardo em ensaio exclusivo com os quatro filhos.

A convite do Gshow, nosso roqueiro mais brother reuniu os filhotes para um ensaio exclusivo, que transborda sintonia. No papo, ele conta como a paternidade o transformou em diferentes fases da vida, de como lida com a distância - já que as crianças moram em São Paulo e ele no Rio de Janeiro - da qualidade do tempo com elas, e também reforça que a fábrica ainda não fechou.

Paulo planeja o quinto filho, agora com a atual esposa, a fotógrafa Bella Pinheiro, responsável pelos cliques em família que ilustram essa matéria e por captar, às escondidas, os depoimentos dos pequenos para o papai, que ele só confere aqui!

Veja e se emocione!

Sim, a gente pensa! O mundo anda tão complicado, mas a gente se ama tanto e é tão gostoso estar com as crianças que pensamos, sim, em ter mais um", deseja o cantor, de 59 anos.
Imagem: Bella Pinheiro  Paulo Ricardo com os filhos Paola, Luís Eduardo, Isabela, Diana e a esposa, Bella Pinheiro.(Imagem: Bella Pinheiro ) Paulo Ricardo com os filhos Paola, Luís Eduardo, Isabela, Diana e a esposa, Bella Pinheiro.

Hey, father!

"Entre tantas milhões de coisas maravilhosas, é um constante aprendizado. Sobre seus filhos, sobre seus pais, sobre a sociedade... Mas, sobretudo, sobre nós mesmos. A gente passa a pensar, a sentir, e consequentemente, a agir diferente."

A gente coloca os filhos em primeiro lugar, projeta um futuro melhor, provavelmente cheio de netos (risos), mas, pra simplificar, eu diria que ser pai é 50% responsabilidade e 50% amor incondicional."
Imagem: Bella Pinheiro  Paulo Ricardo com Diana, Luís Eduardo, Isabela e Paola.(Imagem:Bella Pinheiro ) Paulo Ricardo com Diana, Luís Eduardo, Isabela e Paola.

Como a paternidade transforma...

"Drasticamente. Até porque tenho uma filha de 35 anos, a idade de Rádio Pirata ao Vivo, e a diferença do pai que eu fui para o pai que eu sou hoje para os pequenos de 6, 8 e 10 anos é brutal."

"Ser um pai melhor passa por um constante amadurecimento, e amadurecer é priorizar. Mas, sem dúvida nenhuma, o maior desafio é educar, e educar pelo exemplo, com ações muito mais do que com palavras."

Liberal, exigente, rígido, brincalhão...

"Sou tudo isso e muito mais... Procuro ser sempre muito calmo e amoroso, coisa que faço naturalmente, mas sei que crianças precisam de constante orientação e limites. Ser pai não é ser brother e, desde cedo, procurei ensinar a eles os conceitos básicos de respeito, autoridade e hierarquia, (até porque eu sempre fui uma criança muito rebelde hehe)."

"Sou um pai babão, mesmo com a Paola (fruto do primeiro casamento com Moira Lynch), uma jovem adulta. Os três pequenos são crianças maravilhosas e muito diferentes entre si, então não rola muito ciúme. Eles brincam muito entre eles e eu sou o tipo de pai que agarra e morde, então acho que eles sentem até um certo alívio quando não são o centro das atenções (risos)."
Imagem: Bella Pinheiro  Paulo Ricardo fala da relação com a filha mais velha, Paola.(Imagem:Bella Pinheiro ) Paulo Ricardo fala da relação com a filha mais velha, Paola.

Relação com a mais velha

"Com ela, admito que sou mais brother mesmo. Depois de muito tempo em São Paulo, estar de volta ao Rio nos aproximou mais. É nossa melhor fase!"

"Ela é muito tímida, mas é uma artista sensível, é ilustradora, gamer, toca baixo e violão e canta lindamente. Ter irmãos mais novos trouxe uma certa leveza à sua seriedade."

Músicas para os filhos

"A que fiz exatamente na época em que Paola nasceu foi Feito Nós, em parceria com o genial Milton Nascimento. A questão da vida e sua complexidade estava na minha cabeça, mas as duas canções que realmente fiz para meus filhos foram Isabela, logo que ela nasceu, e Vida Nova para Luís Eduardo e Diana, que nasceram com um ano e três meses de diferença, ambas do Novo Álbum, de 2016, com ele na capa."
Imagem: Bella Pinheiro  Paulo Ricardo celebra Dia dos Pais com os quatro filhos de 35, 10, 8 e 6 anos.(Imagem:Bella Pinheiro ) Paulo Ricardo celebra Dia dos Pais com os quatro filhos de 35, 10, 8 e 6 anos.

Pai nas estradas...

"Com a Paola foi mais difícil, sem celular nem internet, as ausências eram maiores. Já Isabela sempre levou minhas viagens numa boa. Mas a primeira vez que Luís Eduardo se deu conta de que eu estava indo viajar sem ele, para um show, chorou tão desesperadamente que parecia que eu nunca mais ia voltar! Partiu meu coração!"

"Diana tem um bom humor inabalável, leva tudo numa boa, é o tipo da criança que cai e dá risada, então sabe que a vida é assim. Mas faço de tudo para estar com eles sempre que posso, levar na escola, balé, futebol, natação, conversar com professores, assistir às apresentações e ajudar na lição de casa. Adoro!"

Culpa paterna

"A gente sempre acha que pode fazer melhor, ser uma pessoa melhor e essa culpa dos pais separados é inevitável, mas a vida é o dia a dia, o aqui agora, as pequenas coisas, a qualidade do tempo que passamos juntos, a atenção que damos a eles..."

"Tenho muita consciência de que esse período delicioso e mágico da primeira infância passa muito rápido, então vivo cada momento intensamente!"
Imagem: Bella Pinheiro  Paulo Ricardo reúne os quatro filhos em ensaio exclusivo para o Gshow.(Imagem:Bella Pinheiro ) Paulo Ricardo reúne os quatro filhos em ensaio exclusivo para o Gshow.

Música na veia

"Eles têm, mas não de uma forma obsessiva como eu era (risos). Isabela tem aulas de ukulele, Luís Eduardo de violão e piano, mas hoje sua paixão é o futebol. Já Diana é tipo Paola, adora desenhar, mas compõe suas canções com uma facilidade invejável e tem uma voz lindíssima!"
Isabela fala em ser atriz, mas não estimulo nem desanimo. São muito novos ainda e quero deixá-los livres para voar!
Imagem: Bella Pinheiro  Paulo Ricardo celebra Dia dos Pais com os quatro filhos.(Imagem:Bella Pinheiro ) Paulo Ricardo celebra Dia dos Pais com os quatro filhos.

Pai famoso


"Paola já está acostumada e adora ir aos shows, mas me divirto com esse processo dos pequenos descobrirem aos poucos o que faço, perguntarem por que pessoas estão querendo tirar fotos comigo (risos). Eles já foram a alguns shows, mas ainda não têm a dimensão da história toda, da minha participação na história da música popular, no rock nacional."

"Esse processo também faz parte da educação musical que procuro dar a eles, e de explicar a função social do artista, do poeta, da entrega, o conceito de figura pública e desconstruir essa perigosa cultura de celebridades, desmistificar e mostrar que ser artista é um trabalho duro, maravilhoso, mas que exige disciplina e dedicação como outro qualquer."

Ser pai é, sobretudo, educar em toda e qualquer oportunidade! E, como eu disse, amar incondicionalmente! Muito e sempre!
Imagem: Bella Pinheiro  Paulo Ricardo celebra Dia dos Pais com os quatro filhos.(Imagem:Bella Pinheiro ) Paulo Ricardo celebra Dia dos Pais com os quatro filhos.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: paulo, ensaio, paternidade