Preta Gil deve sair de sedação neste sábado após cirurgia de 21 horas; saiba mais
21/12/2024 08h39Fonte QUEM
Imagem: Reprodução/InstagramPreta Gil
Preta Gil, que está internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, deve sair da sedação neste sábado (21). A cantora, de 50 anos de idade, foi submetida a uma cirurgia de 21 horas na quinta-feira (19) para retirada de tumores. Diagnosticada com um câncer de intestino em 2023, ela entrou em remissão no final daquele ano, mas em agosto passado a doença voltou.
De acordo com a assessoria de imprensa de Preta para Quem, a cirurgia, que tinha 18 horas de duração prevista, começou às 6h da manhã de quinta-feira (19) e terminou somente às 3 horas da madrugada de sexta-feira (20), totalizando 21 horas de procedimento cirúrgico. A cantora foi sedada por conta do tempo do procedimento e para controle da dor.
Flora Gil, madrasta de Preta e casada com seu pai, Gilberto Gil, conversou com exclusividade com Quem sobre os próximos passos no tratamento da cantora. "Preta teve uma boa cirurgia, longa como esperada, e agora a equipe médica irá analisar dia após dia de recuperação. Sabemos que será lenta e, por isso, a calma e o dia após dia será nosso foco", disse ela.
Imagem: Reprodução InstagramFrancisco Gil atualizou fãs sobre estado de saúde da mãe, Preta Gil, após cirurgia
Filho de Preta, o músico Francisco Gil também tranquilizou os fãs da cantora e postou uma foto segurando a mão dela. "Tudo em paz aqui. A cirurgia da minha mãe terminou e tá tudo bem com ela. Obrigado por toda energia positiva! Ela é uma guerreira e passou por mais essa. Seguimos fortes! Muito amor. Axé”, escreveu Francisco, de 29 anos, da união da artista com o ex-marido Otávio Müller.
Preta foi diagnosticada em agosto com quatro tumores: um no ureter, que leva a urina dos rins para a bexiga; dois nos linfonodos, pequenas estruturas que ajudam na defesa do organismo contra algum agente agressor; e metástase no peritônio, que é quando o câncer se espalha pela membrana que protege os órgãos abdominais.
Imagem: Reprodução/InstagramPreta Gil e o filho, Francisco Gil
Imagem: Reprodução/InstagramCantora Preta Gil
Ela fez novo ciclo de quimioterapia, que não ocorreu como os médicos esperavam e teve uma consulta em Nova York com uma oncologista, especialista no tipo de tumores da cantora, no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, referência mundial no tratamento do câncer.
"A gente sabe que existe a possibilidade real de que eu faça a quimioterapia depois [da cirurgia] aqui e a terapia que eu fiz lá no Brasil não foi tão eficaz como os médicos esperavam e eu também [esperava]", contou. "A gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes, ensaios diferentes ainda não publicados ou publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil", disse Preta na semana passada.