Simony abre o coração sobre batalha contra o câncer: "O maior medo era deixar meus filhos"
12/07/2023 16h05Fonte Glamour
Quando recebeu a notícia de que estava com um tumor no intestino há quase um ano, Simony entrou em choque. "Tive muitos medos. O maior deles era deixar meus filhos", lembra a cantora em entrevista exclusiva à Glamour. No entanto, ela decidiu que encararia o câncer de frente, de maneira leve e serena. "Me senti acolhida e com muita fé. Hoje me sinto bem, focada em mim e na minha cura", afirma.
Depois de passar por seis meses de tratamento, Simony precisou retomar as sessões de quimioterapia e imunoterapia em maio. Apesar da melhora na lesão principal, ainda havia tumores que necessitavam de maior atenção. "Dessa vez, nos dois primeiros ciclos, senti muito enjoo e fadiga", conta ela, que completa. "A luta contra o câncer é diária. Eu vivo um dia de cada vez."
Simony destaca que o apoio do marido Felipe Rodriguez, dos filhos Ryan Eduardo, Aysha de Fátima, Pyetra e Anthony e dos seguidores tem ajudado a fortalecê-la. "O amor dos fãs e família tem sido essencial, as orações que eu recebo, eu sinto tudo. Meus filhos sofrem, eu sei, por isso nunca escondi nada deles. Meu pequeno sabe de tudo e me ajuda. Ele adora minhas laces ", fala.
"Perder o cabelo dói na alma"
Perder o cabelo foi um processo doloroso para a cantora e se olhar no espelho tornou-se um desafio. "É uma desconstrução, não dói só na alma, dói real", afirma ela, que atualmente usa perucas e lenços estilosos. Mas não foi só na aparência de Simony que mudou. A cantora disse que após a doença, encara a vida de outra maneira. "Eu mudei muitas coisas, a vontade de viver... Viver realmente fazendo o que eu gosto. Não sou obrigada a fazer aquilo que não tô afim só porque sou a Simony. A pessoa física me importa mais hoje. Eu sou uma pessoa mais leve, eu preciso ser. Escolhi passar pelo tratamento com respeito, paz e tranquilidade", ressalta.
Pelas redes sociais, Simony faz questão de atualizar os seguidores sobre a sua saúde e alertar as pessoas em relação ao câncer. "Eu quero transmitir a verdade sempre. Essa doença não tem glamour", afirma. Ela ainda emenda: "E eu me permito não estar bem. Não querer conversar, chorar... Eu me permito viver cada etapa."
"Escrever me ajudou a colocar pra fora muita coisa"
Uma maneira que ela encontrou de passar por esse momento delicado foi elaborar o livro Um Dia de Cada Vez. "Escrever me ajudou a colocar pra fora muita coisa. E me conforta tanto saber que posso ajudar alguém. Esse é o propósito, foi por isso que resolvi compartilhar. O câncer não é mais uma sentença de morte", desabafa ela, que apoia o Instituto Vencer o Câncer e participa do Abracinho, projeto do Instituto Best Wishes. O objetivo é viabilizar recursos para as grandes instituições do Brasil que atuam na linha de frente contra o câncer infantil por meio da venda de coelhinhos de pelúcia. "A renda é toda revertida para ajudar as crianças. Temos muitos embaixadores famosos, como a Xuxa, eu, Ana Maria Braga, Cristiano Ronaldo... é um projeto lindo."
Depois que terminar a segunda fase do tratamento, Simony já sabe o que pretende fazer. "Eu quero muito realizar um show em comemoração à minha vida com todas as músicas de sucesso e talvez algumas participações. Também quero viajar muito. Quero levar meu filho Anthony pra Disney, ele ainda não conhece."