Susi Humana, Jennifer Pamplona relata problema de saúde anos após aplicação de PMMA

18/04/2024 10h06


Fonte G1

Imagem: Arquivo Pessoal/Reprodução/InstagramJennifer Pamplona com Celso Santebanes, em 2015, e em clique postado no Instagram em 2023.(Imagem:Arquivo Pessoal/Reprodução/Instagram)Jennifer Pamplona com Celso Santebanes, em 2015, e em clique postado no Instagram em 2023.

Há dez anos, Jennifer Pamplona ficou conhecida como "Susi humana", em referência ao nome da boneca "rival" da Barbie. Em seguida, ganhou o apelido de sósia de Kim Kardashian, ocupando manchetes de sites de subcelebridades, incluindo o extinto Ego.

Ao longo de uma década, Jennifer passou por cirurgias e investiu, segundo ela, US$ 1 milhão (cerca de R$ 5 milhões) em procedimentos estéticos.

Ao longo desta semana, o g1 faz uma série de matérias para contar por onde andam algumas das musas que marcaram época com as publicações do site ego.

Descoberta da dismorfia corporal

Após uma cirurgia, chegou a se separar do marido, com quem é casada há seis anos. Ela escondeu que faria o procedimento. "Eu falei que estava na Turquia só fazendo a publicidade com um doutor, né? E aí quando ele ligou, a enfermeira que atendeu, falou: a Jennifer tá na mesa de cirurgia."

Jennifer tem 31 anos, fez cursos de atuação e cinema na New York Film Academy, na Califórnia, abriu uma produtora e mora em Dubai, nos Emirados Árabes. Ela trabalha no ramo imobiliário com o marido.

Na pandemia, ela entendeu que o excesso de procedimentos estéticos tinha uma razão que ia bem além do fato de querer ficar cada vez mais parecida com Susi ou Kim: a modelo sofre de dismorfia corporal, transtorno que leva a pessoa a acreditar que tem imperfeições e defeitos na aparência física.

Ao longo de seu tratamento, decidiu ajudar outras pessoas que sofrem do mesmo distúrbio e criou a uma ONG. Apesar da descoberta do transtorno e dos diversos procedimentos, Jennifer se arrepende de apenas uma cirurgia: a aplicação de polimetilmetacrilato, conhecido como PMMA, que fez nas coxas e no bumbum.

Complicações com PMMA
Imagem: Marcos Serra Lima/egoJennifer Pamplona em ensaio para o Paparazzo, em 2015.(Imagem:Marcos Serra Lima/ego)Jennifer Pamplona em ensaio para o Paparazzo, em 2015.

A modelo tem sofrido complicações com o PMMA, uma substância plástica utilizada para preenchimentos em tratamentos estéticos faciais e corporais, sobretudo para aumento dos glúteos. A composição pode causar reações inflamatórias que, por sua vez, levam a deformidades e necrose dos tecidos onde foi aplicado.

"Eu sempre quis me encaixar no padrão de mulher com curvas e tudo mais. Eu achei que fosse um produto seguro. O tempo passou, depois de uns três meses [do procedimento], eu tive um problema com meu nervo ciático, que começou a doer", conta ela ao g1.

"Esse PMMA faz umas bolinhas e entope a circulação. É como se fosse um rio que tá lá com a água corrente, aí colocam uma pedra. Aí a água não consegue passar. Então é isso que tá acontecendo aqui com a minha perna e com a região do bumbum."

Após adiar o tratamento por anos, Jennifer, que chegou a ficar sem andar por seis meses, passará por uma cirurgia para a retirada do produto.

"Se eu pudesse voltar atrás, eu não aplicaria isso nem a pau. É o maior arrependimento da minha vida. Isso é uma bomba relógio. Eu estava planejando ser mãe agora, que é o maior sonho da minha vida. Mas em breve eu faço a cirurgia. E eu sempre volto de todos os problemas que eu enfrento."

Morte do namorado
Imagem: Maritza Borges/G1Jennifer Pamplona namorada Ken humano.(Imagem:Maritza Borges/G1)Jennifer Pamplona namorada Ken humano.

Quando Jennifer fala sobre problemas enfrentados, ela se emociona ao relembrar a perda do namorado, Celso Santebanes, em 2015. O estilista era conhecido como Ken Humano e morreu após ser diagnosticado com leucemia.

"Foi o pior momento da minha vida. Eu costumo dizer que eu sempre quis ser tão famosa, e no dia que o Brasil parou para me ver, foi o dia que eu perdi o amor da minha vida."

Após a morte de Celso, Jennifer deixou o Brasil e seguiu para a Califórnia. Por lá, intensificou suas cirurgias por dois motivos: manter-se na mídia e lidar com a dor da perda do namorado.

"Essa foi a minha maneira de sobrevivência. Porque o Celso faleceu, sofri um acidente de carro e fui embora do Brasil. E eu tinha aquilo ali, um sonho [de ser famosa]. Então bora acontecer, bora fazer."
Imagem: Iwi Onodera/egoJennifer Pamplona (Imagem:Iwi Onodera/ego)Jennifer Pamplona 

A história dos dois estará no documentário que Jennifer está produzindo sobre sua vida. A ideia da cinebiografia surgiu após a partida de Celso. "Meus amigos começaram a me ajudar e falaram: vamos colocar a sua dor em arte. Porque eu sempre coloco a minha dor em arte. Gosto de me expressar, porque assim eu vejo que eu consigo ajudar outras pessoas, o mundo me vê e isso me conforta."

Ainda sem data para ser lançado, o documentário vai trazer "Todos os obstáculos que eu passei, momentos felizes, tudo, tudo. Sem filtro nenhum", conta. "Meu grande sonho é ser mãe e se eu tiver um filho homem o nome vai ser Celso", finaliza.