Thiaguinho anuncia turnê de 10 anos do Tardezinha
12/09/2024 18h01Fonte Revista Quem
A Tardezinha está em festa. A roda de samba dominical de Thiaguinho vai completar 10 anos, em 2025, e o anfitrião anunciou uma turnê comemorativa. Rafael Zulu, seu "parça" e sócio no evento, reuniu a imprensa para dar detalhes da celebração na manhã desta quinta-feira (12), no Rio de Janeiro."A gente pensava no dia seguinte, mas a gente não colocava o dinheiro na frente. É um negócio, mas só fomos entender que era o negócio das nossas vidas anos depois", disse Zulu. "São 10 anos da maior roda de pagode da história. Já realizamos 192 edições, lançamos quatro álbum e dois documentários. Na turnê de 2023, geramos mais de 100 mil empregos, arrecadamos mais de 150 toneladas de alimentos e doamos mais de 12 mil cestas básicas. Em 2025, queremos fazer ainda mais", completou.
Imagem: Webert Belício/AgNewsThiaguinho anuncia turnê de 10 anos do Tardezinha.
Previsto para ter início às 10h, Thiaguinho chegou com um atraso de cerca 30 minutos. "O que ele não atrasa para o show, atrasou hoje", disse Zulu. O cantor se desculpou pela rouquidão e afirmou que a voz estava prejudicada pelos gritos que deu durante o jogo do Corinthians na noite de quarta-feira (11), quando seu time do coração venceu o Juventude por 3 a 1 na Copa do Brasil.
O evento teve um hiato nos últimos anos. Thiaguinho fez a "despedida" no Maracanã, em 2019. No entanto, durante a pandemia, houve a ideia de retomar o projeto para uma última turnê assim que acabasse o isolamento social. A Tardezinha retomou a agenda em 2023, com direito a shows internacionais, no que seria o fim definitivo.
"Acho entre 2015 e 2019, o projeto era menor, mais intimista. As pessoas começaram a conhecer realmente A Tardezinha em 2019, quando ela começou a ficar realmente grande", afirmou Thiaguinho."O marco de 10 anos é muito bonito. As pessoas ficam tentando entender o sucesso. Acho que um dos segredos é a imprevisibilidade. Sei como o show começa e como o show termina, mas não sei o que vai acontecer durante. Não é tudo programado. Se você for ao show em um sábado e um um domingo, você verá dois shows diferentes", diz.
Imagem: Roberto Filho/BrazilNewsCom atraso de Thiaguinho, Rafael Zulu iniciou a coletiva de Tardezinha - 10 anos sem a companhia do sócio.
De acordo com o cantor, a apresentação acontece naturalmente. "Tenho um público novo nos meus shows. Desde os moleques de 18, 20 anos, até os casais de 50 anos. Da mesma forma que tenho que me reinventar para quem já assistiu, como também para me apresentar a este público novo".
Na coletiva, Thiaguinho contou em primeira mão que Rafael Zulu vai gravar uma música para o projeto de 10 anos. "Virei (cantor), rapaziada", brincou Zulu. “Que tenha a Tardezinha 100 anos, que outra pessoa possa pegar o bastão e assumir esse legado. Já pensou se a gente vira só uma homenagem. Ela já é um patrimônio imaterial do Rio, e que vire um patrimônio do Brasil", completou.
Tardezinha fora do Brasil
Thiaguinho também falou sobre as viagens internacionais com o projeto -- que passará por países como Portugal, Austrália, Estados Unidos e Angola. "Me sinto um artista internacional quando vou a Luanda, na Angola. Eles amam a minha carreira, a do Belo, Rodriguinho e Péricles… Eles amam e perguntam das pessoas. Nada mais justo do que um evento da história do samba voltar para casa. É importante para a gente enquanto preto".
Nas diferentes edições da festa, o cantor já recebeu nomes como Neymar e Vinicius Jr., Fernanda Souza, ex de Thiaguinho, também já esteve em várias apresentações.