Concurso Funai: mais de 150 vagas para nÃvel médio; conheça o cargo e os requisitos
12/05/2023 13h47Fonte G1
Imagem: Blog AlfaConAlém do cargo de nível médio, o novo concurso Funai oferecerá vagas para cargos de nível superior.
O concurso Funai já está autorizado e contará com 502 vagas. Desse total, 152 vagas são destinadas para o cargo de nível médio Agente em Indigenismo. Esse será o único cargo de nível médio ofertado pelo edital, o que sugere uma alta procura por parte dos concurseiros.
E quem está interessado em concorrer a uma das vagas já deve ficar atento aos requisitos e exigências para o cargo. A vaga para o cargo “Agente em Indigenismo” exigirá dos candidatos a formação em nível médio completo.
A remuneração para o cargo é de R$ 5.349,07, além de benefícios como auxílio-alimentação, entre outros previstos em lei.
O cargo “Agente em Indigenismo” aguarda aprovação de uma Medida Provisória (MP) para que possa ser reestruturado e regulamentado. A MP já foi encaminhada para o Ministério dos Povos Indígenas e deve ser aprovada ainda neste primeiro semestre, visto que o edital tem prazo para ser liberado.
Com isso, os novos servidores e os que já atuam no ministério poderão contar com um plano de salário e de carreiras estabelecido, assim como melhores condições de trabalho.
O que faz um Agente em Indigenismo?
Os candidatos aprovados ao cargo de agentes em indigenismo serão responsáveis por realizar atividades voltadas ao planejamento, organização, execução, avaliação, apoio técnico e administrativo especializado nas atividades inerentes ao indigenismo.
Cabe ainda ao cargo, a função de executar atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações especializadas, assim como orientar e controlar os processos voltados à proteção e à defesa dos povos indígenas.
O Agente em Indigenismo também é responsável pelo acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas.
Quando sai o edital do Concurso Funai?
Com a autorização, o Ministério dos Povos Indígenas tem seis meses para publicar o edital, ou seja, até dia 02 de novembro. Já o prazo para as provas é de dois meses após a divulgação do edital, em janeiro de 2024.
O próximo passo, antes da publicação do edital, é a escolha da banca que será responsável pelo concurso e a formação da comissão que organizará o edital.
Veja mais notícias sobre Concursos e Empregos, clique em florianonews.com/concursos-e-empregos