Entrevista de emprego: como se sair bem em perguntas difÃceis
04/10/2022 08h55Fonte ClubeNews
Imagem: Divulgação
Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, plataforma online de empregos, 92,2% dos recrutadores afirmam que já flagraram mentiras de candidatos em etapas de um processo seletivo. Para evitar mentir e também não se prejudicar na entrevista de emprego é importante saber como se sair bem em perguntas difíceis.
Por exemplo, é comum o entrevistador perguntar por que o candidato saiu dos seus últimos empregos. Nessa hora é fundamental ser verdadeiro, mas sem ressaltar aspectos que o desqualifiquem para a nova oportunidade. É sempre bom focar nas qualidades e até mesmo esta pergunta é uma oportunidade.
Confira outras 3 perguntas comuns nas entrevistas de emprego e as melhores respostas para se sair bem:
1. Uma pergunta difícil muito comum nas entrevistas é “você conhece alguém que trabalha na empresa?”. É importante ser sincero, pois muitas empresas evitam contratar casais ou pessoas da mesma família. Mas em caso de ex-colegas de antigos trabalhos ou amigos de faculdade, deixe claro que essa é uma oportunidade da empresa referendar suas experiências e não necessariamente um aspecto negativo.
2. Por que você quer trabalhar nessa empresa? É comum os recrutadores perguntarem o motivo do candidato querer trabalhar na empresa. Nesse momento o profissional precisa mostrar que fez a lição de casa, estudou a organização e sabe responder ao questionamento. É importante falar sobre a cultura da empresa, as inovações recentes e que valores da organização se identificam com os seus. Valorize a empresa, mas sem parecer bajulador ou exagerado.
3. Por último e não menos importante, podemos citar a clássica pergunta dos processos seletivos: “qual seu nível de fluência em outras línguas?”. Aqui, mas uma vez, não vale mentir. Se não tiver fluência, pode dizer que pretende continuar estudando para alcançar a fluência. É melhor ser sincero do que ser pego na mentira ao ser submetido a um teste de proficiência.
Esteja preparado emocionalmente e com todas as informações para se sair bem não só em perguntas simples, mas nos questionamentos mais difíceis. Quando você está seguro das suas capacidades e mostra ao recrutador, suas chances de conseguir aquela oportunidade aumentam muito.