Justiça anula eliminação de candidatos do CNU por erro em gabarito
09/11/2024 10h29Fonte Tv Brasil
Imagem: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografiaJustiça anula eliminação de candidatos do CNU por erro em gabarito.
A Justiça Federal do Tocantins determinou que seja anulada a eliminação dos candidatos que preencheram de forma errada o cartão de resposta da prova do Concurso Público Nacional Unificado. O Ministério Público entendeu que os fiscais passaram orientações equivocadas.
A decisão atende um pedido do Ministério Público Federal (MPF) que questionou a eliminação de quem não marcou corretamente o tipo de prova no gabarito, mas transcreveu a frase exigida no edital. Para o MP, os fiscais orientaram os candidatos de maneira equivocada, sem alertar a necessidade de marcar o tipo da prova no gabarito.
Já a União argumentou que as eliminações estavam dentro das regras do edital que exigiam o cumprimento das duas condições de segurança.
Segundo o juiz Aldemar Ares Pimenta, o candidato não pode ser eliminado caso tenha executado pelo menos uma das duas medidas de segurança.
O Ministério da Gestão diz que está analisando e que se manifestará no processo dentro do prazo estabelecido.
A previsão para o resultado final do CNU é 21 de novembro.
Por falar em provas, está chegando o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, será no próximo domingo (10), quando os participantes vão resolver questões de ciências da natureza e matemática.
O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do INEP no dia 20 de novembro. Os candidatos que não puderam fazer o exame por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas podem pedir a reaplicação da prova do dia 11 a 15 de novembro.