Nomeação de aprovados de 2011 em concurso da Uespi será em agosto
30/07/2013 12h39Fonte G1 PI
Após reclamações dos aprovados no concurso da Universidade Estadual do Piauí realizado em 2011, o secretário de administração do Piauí prometeu nomeação dos novos professores efetivos da instituição para o início de agosto deste ano. A informação foi confirmada pelo pró-reitor de ensino da Uespi, Francisco Soares, durante entrevista ao Bom Dia Piauí desta terça-feira (30).Segundo as denúncias, o número de professores substitutos da universidade é um dos maiores do país e chega a quase a metade do quadro docente. A instituição ainda teria renovado contratos de professores temporários, enquanto os classificados no último concurso da Uespi para efetivos aguardam ser chamados. Na época foram oferecidas 250 vagas, mas somente 170 professores foram convocados.
Apesar da situação, a Uespi divulgou este mês um novo edital para o processo seletivo de professor do quadro provisório. Na semana passada, a promotora de Justiça Leida Diniz emitiu notificação recomendatória ao reitor da Universidade Estadual do Piauí, Carlos Alberto Pereira, para que o edital seja imediatamente suspenso e, posterirormente, revogado.
Segundo o Ministério Publico, a Uespi estaria procedendo uma contratação irregular de professores substitutos. "Os editais não especificam os cargos e disciplinas cujos titulares estejam legalmente afastados. Além disso, também não esclarecem: a) em que consiste ‘a necessidade temporária de excepcional interesse público’; b) a contingência fática que evidencia a situação de emergência; c) e por que as atuais atividades não podem ser realizadas com a utilização do quadro de pessoal existente", diz o documento.
Para o pró-reitor de ensino, as vagas ofertadas no novo concurso para temporários não compromete o quadro de professores efetivos a serem ocupados pelos aprovados de 2011. "Nós aguardamos asiosamente a nomeação destes profissionais. Atualmente a Uespi conta com 30% de professores temporários e cerca de 900 efetivos", explica Francisco Soares.
Veja mais notícias sobre Concursos e Empregos, clique em florianonews.com/concursos-e-empregos