Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Nomeações do Concurso Nacional Unificado (CNU) começam em maio; mais de 4 mil serão convocados

15/04/2025 09h27


Fonte meionews.com

Imagem: Reprodução via MetrópolesEntre os órgãos que devem nomear candidatos estão: Ministério da Saúde, Ministério da Cultura e Ministério da Justiça e Segurança Pública.(Imagem:Reprodução via Metrópoles)Entre os órgãos que devem nomear candidatos estão: Ministério da Saúde, Ministério da Cultura e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A nomeação dos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, também conhecido como Enem dos Concursos, começará em maio, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A previsão foi confirmada após a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, publicada no Diário Oficial da União em 10 de abril, garantindo os recursos necessários para o provimento dos cargos públicos.

NOMEAÇÃO

Ao todo, 4.335 candidatos aprovados nos blocos 1 a 8 do CNU — que não exigem curso de formação — serão nomeados. A autorização para essas nomeações será formalizada por meio de uma portaria única, que será publicada nos próximos dias pelo MGI.

CONVOCAÇÃO

A documentação técnica já foi enviada à Secretaria de Orçamento Federal (SOF), responsável por emitir o ateste orçamentário, confirmando a disponibilidade de recursos para as convocações. A partir da assinatura da autorização pela ministra Esther Dweck, cada um dos 16 órgãos e ministérios participantes do CNU 2025 poderá iniciar seus próprios atos de nomeação.

Entre os órgãos que devem nomear candidatos estão: Ministério da Saúde, Ministério da Justiça e Segurança Pública, INCRA, IBGE, FUNAI, INEP, AGU, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Cultura, MAPA, entre outros. A expectativa é que o processo seja descentralizado, com cada órgão gerenciando sua própria lista de convocados.


*Com informações do Metrópoles


Confira as últimas notícias sobre Concursos e Empregos: florianonews.com/concursos-e-empregos
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews