Piauà deve gerar mais de 1.300 vagas de emprego neste fim de ano
30/10/2012 11h21Fonte Portal da Clube
Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPiauí deve gerar mais de 1.300 vagas de emprego neste fim de ano.
Com a chegada do fim de ano e das comemorações no período, o aquecimento do comércio é considerado o mais esperado pelos lojistas e colaboradores das lojas. Mas, não são é somente os funcionários já contratados que aguardam pelo Natal e Ano Novo. O número de vagas temporárias, que caracteriza o setor, gera expectativa positiva de abertura de 155 mil vagas de trabalho temporário em todo país. No ranking de projeção por Estado, o Piauí aparece na sétima colocação entre os que mais disponibilizam postos de trabalho temporário, com 5,65%, representando 1.349 trabalhadores.
A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), e revelou um número 5,5% maior do que o verificado em 2011, quando foram contratados 147 mil temporários. O movimento de contratações temporárias, comum nesta época do ano, graças à chegada do 13.º salário e às compras de Natal, ganhou força neste ano: a defasagem de mão de obra enfrentada por boa parte do varejo é um estímulo a mais para as empresas abrirem as portas para novos funcionários.
Para o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas), Luiz Antônio Veloso, as lojas ganham com a efetivação de funcionários que se destacam nesse período. “As contratações temporárias já fazem parte do cenário econômico de fim de ano. Efetivar parte desses colaboradores sazonais só mostra o bom momento na economia que vivemos”, pontua. Somente a rede de supermercado GPA oferece 6 mil vagas de trabalho para este final de ano em todo o país. A rede vai contratar funcionários temporários, inclusive para o e-commerce do GPA. As oportunidades são para os cargos de Ajudante Operacional, Auxiliar de Embalagem e Operador de Empilhadeira, com atuação nos Centros de Distribuição. Os salários são compatíveis com o mercado, há pacote de remuneração e possibilidade de efetivação.
Das 155 mil contratações temporárias feitas em todo país, conforme a Asserttem, 15% têm chance de efetivação. São, portanto, 23 mil brasileiros que poderão conseguir emprego fixo e efetivo depois das festas de final de ano. O colaborador que pretende ser efetivado deve demonstrar dedicação e interesse em ajudar e aprender, além de trabalhar com agilidade. Segundo a pesquisa, as principais funções exercidas nos contratos temporários são de analista de crédito, atendimento, crediário, embalador, estoquistas, etiquetador e vendedor; sendo 60% das contratações com a faixa etária entre 18 e 39 anos. Para o Natal, a expectativa da Asserttem e do Sindeprestem é que 20% das vagas sejam preenchidas por jovens em situação de primeiro emprego.
Veja mais notícias sobre Concursos e Empregos, clique em florianonews.com/concursos-e-empregos