Prefeitura de Teresina anuncia concurso com mais de 700 vagas para a educação
06/07/2023 09h09Fonte G1 PI
Imagem: Freepik/DivulgaçãoPrefeitura de Teresina anuncia concurso com mais de 4,7 mil vagas para a educação.
A Prefeitura de Teresina anunciou, nesta quinta-feira (5), concurso público com 700 a 1 mil vagas para a educação. As vagas serão para professor do primeiro ciclo, professor do segundo ciclo, pedagogo e psicopedagogo, com carga horária de 20h ou 40h semanais, a depender da função exercida. A previsão é que edital deste certame seja lançado no Aniversário de Teresina, dia 16 de agosto.
Há ainda a previsão de concurso para técnicos de nível superior e médio. Conforme o secretário Nouga Cardoso, a previsão de remuneração para professor 40h é de R$ 5,6 mil, considerando a gratificação de estímulo à docência.
Ele disse ainda que também serão ofertadas vagas de outras 17 profissões que atuam no funcionamento da Semec.
"Encaminhamos também a mensagem para a criação de vagas para profissões necessárias para o planejamento da Semec, como biblioteconomia, fonoaudiologia, psicopedagogia, engenharia civil, agronomia, ciências contábeis, administração, entre outros", pontuou o secretário.
Com a aprovação do Projeto de Lei que cria novos cargos, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina contará com um quadro de 4.744 vagas para servidores efetivos.
“Esse número de 4 mil vagas que existe na lei, ela atende aqueles que já estão hoje e aquelas vagas que precisarão a ser providas. A Prefeitura de Teresina não vai fazer um concurso para 4 mil profissionais, nós vamos fazer um concurso para complementar aquele quantitativo da Semec que hoje já tem. É claro que, nas áreas novas que estão sendo criadas como psicopedagogia, fonoaudiologia, engenheiro civil, aí sim são áreas novas que teremos o concurso com bom número de vagas. A expectativa é que esse concurso gire em torno de 700 a mil vagas neste momento pra dar conta de suprir a necessidade da Semec hoje que tem muitos professores substitutos que, na verdade, não estão substituindo ninguém”, declarou o secretário em entrevista à TV Clube.
O projeto de lei que viabiliza a realização do concurso foi protocolado na Câmara Municipal de Teresina na terça (4), conforme a Prefeitura, mas ainda não há previsão de votação.
A Prefeitura ainda não anunciou detalhes sobre cronograma e nem remuneração prevista para todos os cargos.