Seduc lança edital de seleção do Programa de Intercâmbio Estudantil
21/10/2013 12h16Fonte G1 PI
A Secretaria de Educação e Cultura do Piauí divulgou o edital do processo seletivo do Programa de Intercâmbio Educacional "Aprender é uma Viagem". O projeto levará 120 estudantes da rede pública estadual, que estejam cursando 1º ano do Ensino Médio, a países de língua inglesa e espanhola.Os alunos que estão aptos a participar da seleção devem estar frequentando o curso de línguas, que está sendo ministrado nas 21 Gerências Regionais de Ensino. A seleção será realizada em três etapas: a primeira delas consistirá em prova oral de inglês ou espanhol, seguida da fase onde os jovens serão submetidos a provas escritas, nas mesmas disciplinas, de acordo com o curso escolhido. A terceira e última etapa será o cálculo da média aritmética do somatório das notas das provas.
O intercâmbio internacional acontecerá de forma gratuita, sendo supervisionado e custeado pelo Governo do Piauí. Os estudantes classificados, quando convocados pela Seduc, cursarão o correspondente a um semestre letivo, na modalidade High School, com embarque previsto para início de 2014.
Provas
A divulgação da relação dos estudantes que atenderam aos pré-requisitos do edital e poderão fazer as provas de línguas, oral e escrita será divulgada na quinta-feira (24). As provas orais serão realizadas nos dias 24, 25 e 28 de outubro. As avaliações escritas serão aplicadas nos dias 25 e 28.
Todos os testes acontecerão nos locais, turmas e horários das aulas do curso intensivo de inglês do Programa "Aprender é uma Viagem". O resultado será divulgado no dia 30 deste mês. Os alunos que desejarem interpor recursos a data prevista será dia 31, enquanto a divulgação dos resultados dos recursos acontecerá no dia 4 de novembro através do site da Seduc e das respectivas Gerências Regionais de Ensino (GRE´S).
O resultado final e homologação acontecerá dia 7 de novembro. O projeto "Aprender é uma viagem" é uma iniciativa do Governo do Estado e Seduc, que oferece aos estudantes da rede pública de ensino, cursos gratuitos de inglês, espanhol nas melhores instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha.